No Brasil estima-se que, em 2016 , serão detectados cerca de 200.000 novos casos de câncer de pele, sendo que muitos destes casos culminarão em óbito. Esse número assustador pode ser reduzido drasticamente com a conscientização da população.
Sabe-se que medidas de proteção de solar e a busca por lesões suspeitas de câncer de pele podem prevenir ou diagnosticar a doença numa fase inicial, quando uma cirurgia simples é suficiente para curar o paciente. Em um mundo cada vez mais permeado pela tecnologia, smartphones estão inseridos em nossa rotina e podem contribuir positivamente para a prevenção.
Conheça alguns aplicativos que nos ajudam no combate ao câncer de pele:
JUNE e MY UV PATCH (IOS ou Android): fornecem os índices da radiação ultravioleta em cada horário do dia. Dessa forma, o paciente evita se expor ao sol nos piores horários do dia, ou reforça o filtro solar.
MOLE MAPPER e MY SKIN PAL: são aplicativos que ajudam o paciente a rastrear lesões de pele suspeitas. Ambos fazem fotos que auxiliam no monitoramento do tamanho, formato e cores de suas pintas. Também avisam quando o paciente deve realizar uma nova foto para uma comparação.
Importante: estes aplicativos não dispensam o exame médico periódico. Eles apenas ajudam o paciente a realizar o autoexame, e, no caso de uma suspeita, o paciente deve retornar antes a uma consulta.