Preenchimento Cutâneo

O preenchimento cutâneo é uma técnica realizada no consultório médico para correção de rugas e depressões da face

Preenchimento

O preenchimento cutâneo é uma técnica na qual substâncias flexíveis são injetadas na pele para melhorar a aparência das rugas, cicatrizes, bochechas cavadas, aumentar os lábios, levantar sulcos profundos e reparar várias imperfeições faciais. O resultado é uma aparência mais suave e jovem com o mínimo de tempo de recuperação e grande segurança. O procedimento é realizado no consultório médico e na maioria das vezes não necessita de anestesia. Para os pacientes mais sensíveis pode ser usado anestésico tópico ou local para aliviar a sensação da picada da agulha.

O envelhecimento tridimensional

Com o passar do tempo ocorre perda de colágeno na pele, diminuição dos compartimentos de gordura do rosto e também da estrutura óssea, o que resulta em uma flacidez progressiva e comprometimento do volume facial. Em resumo, o rosto jovem se caracteriza por uma pirâmide invertida cuja base se localiza na região das bochechas e o ápice no queixo. Com o envelhecimento ocorre uma inversão desta pirâmide com acúmulo de tecidos na região inferior do rosto. Os preenchedores são utilizados para reverter este processo, fazendo uma reposição de volume (rejuvenescimento tridimensional da face).

Existem preenchedores temporários (reabsorvíveis) ou permanentes. Os primeiros são os mais usados por apresentarem maior segurança.

Preenchimentos Temporários

O representante desta categoria é o Ácido Hialurônico, substância naturalmente presente no nosso organismo, preenchendo o espaço entre as células. Tendo a função de reter água e hidratar, sua produção diminui com a idade. Dentre as vantagens do produto está a baixa incidência de alergias.

O efeito do preenchimento é imediato e sua duração varia entre 6 a 18 meses, dependendo do tipo de ácido hialurônico usado, da área tratada, além de características individuais do paciente em absorver o material.

Preenchimentos com Estímulo de Colágeno

Uma outra categoria de preenchedores busca o estímulo à produção de colágeno pelo próprio organismo que será, em parte, responsável pelo efeito preenchedor. Entre eles podemos citar o Ácido Poli-L-Lático e a Hidroxiapatita de Cálcio.

Indicações de Preenchimento Cutâneo

  • Sulcos nas laterais dos lábios (“bigode chinês”);
  • Rugas Periorais (“código de barras”);
  • Olheiras;
  • Cicatrizes de acne;
  • Aumento de volume e definição dos lábios;
  • Correção de lóbulo da orelha;
  • Reposição de volume facial nas bochechas e têmporas cavadas;
  • Melhora do contorno facial;
  • Mãos, para melhora das depressões entre os tendões (mão magra).