Pitiríase rósea de Gibert

Pitiríase rósea de Gibert

O que é?

A pitiríase rósea de Gibert é uma doença aguda frequente, inflamatória e não contagiosa da pele. Manifesta-se com o surgimento de uma lesão única e maior chamada de “medalhão”, seguidas por manchas menores, rosadas e descamativas. Mais tipicamente, as manchas costumam aparecer nas costas, tórax e braços.

Pode ocorrer em qualquer idade, mas predomina em mulheres jovens de 10 a 35 anos de idade.

Qual a causa?

Não se sabe ao certo o que realmente causa a doença, mas muitos estudos recentes têm mostrado que ela está associada a uma reativação endógena do herpesvírus humano 6 (HHV-6) e/ou HHV-7.

Características da doença:

– Intervalo de 7 a 10 dias entre o aparecimento do “medalhão” e das pequenas manchas e/ou pápulas (pequenas bolinhas) rosadas e levemente descamativas.

– 75% dos pacientes apresentam coceira nas manchas.

– 5% dos pacientes podem apresentar febre, mal estar, náuseas, dor nas juntas ou dor de cabeça. Esses sintomas podem aparecer antes ou durante o aparecimento das manchas.

– As lesões são vistas principalmente no tronco, braços e pernas, sendo que geralmente não acomete a face nem as palmas das mãos e plantas dos pés.

– A doença tem início abrupto e curso autolimitado : tende a se resolver dentro de 1 a 2 meses, mas as manchas podem permanecer na pele por até 5 meses em alguns casos.

Pitiríase rósea de Gibert: lesões ovaladas, avermelhadas e com descamação na superfície
Pitiríase rósea de Gibert : lesões ovaladas, avermelhadas e com descamação na superfície

Uma mesma pessoa pode desenvolver a doença mais de uma vez?

As recorrências são incomuns, mas podem acontecer em 2,8% das pessoas que já tiveram pitiríase rósea uma vez. De fato, parecem existir pacientes mais predispostos à recidiva.

.

Quais exames que podem ser solicitados para se confirmar a doença?

1) Biópsia de pele (retirada de um fragmento da pele onde tem a mancha) é necessária apenas em casos atípicos, e para excluir outras doenças, como a psoríase gutata.

2) Exames de sangue podem ser solicitados para se excluir doenças que podem cursar com lesões semelhantes à pitiríase rósea. Dentre elas, podemos citar: sífilis e infecções por bactérias.

3) Raspado da pele: para se excluir a possibilidade de micose de pele.

.

Pitiríase rósea tem tratamento?

Na maioria dos casos, a doença se resolve sozinha e não necessita de tratamento. Os cremes hidratantes ajudam a diminuir o aspecto descamativo das lesões. Medicações sintomáticas para aliviar a coceira também podem ser prescritas pelo seu médico dermatologista, além da fototerapia em casos mais intensos. Em casos específicos, pode-se utilizar medicações antivirais.

Apesar de na maioria dos casos a doença ter uma evolução benigna e autolimitada, é necessário o acompanhamento médico para evitar complicações.

Essa doença de pele se parece com várias outras que nem sempre tem uma evolução tão favorável como a da pitiríase rósea. Caso você apresente manchas de pele parecidas com as descritas acima, agende uma consulta com seu médico dermatologista de confiança: esse profissional é seu maior aliado para se ter uma pele bonita e saudável.


Dra. Maise Sampaio

maise

Médica Dermatologista
CRM-GO 12756 | RQE 8130

Site : http://www.maisesampaio.com.br


18 comentários em “Pitiríase rósea de Gibert”

  1. Pingback: Fototerapia - Dermatologia e Saude

  2. Tenho lesões na pele muito parecidas com essas, e sempre tratei como pano… eles somem por um tempo e depois voltam e isso ocorre há uns três anos pelo menos. Geralmente aparecem quando uso cremes ou óleos na pele e os dermatologistas que consultei sempre me informaram que era pano ou seja, uma micose.

  3. Meu filho de 1ano e meio foi diagnosticado com pitiriase rosea de Gilbert.
    Já gastei muito com um creme de nome Topison,e não vi melhoras alguma. O que posso usar para ficar bom logo?

    1. Fui diagnosticado a menos de um mês, porém as manchas não saem a 2 meses e só pioram com o tempo, a maioria das minhas crises de coceira são no período da noite, o que me impede de dormir bem, e meu rosto está com bolinhas e toda a minha pele está muito sensível, não consigo nem sorrir direito, o que já é bem difícil… por estar bem desanimado, alguma dica de como fazer pra melhorar pelo menos um pouquinho…

    1. Como você está tratando?

      As minhas estão por toda parte, couro cabeludo, pescoço, seios, barriga, costas e virilha

  4. Aline Araújo Santos

    Estou a mais de três meses diagnosticada con pitiriase rosea. Não aguento mais estavam sumindo mas agora começou a surgirem tudo de novo. É normal?

  5. Nossa gente.. eu tb fui diagnosticada a mais de três meses e quando penso q ja estão sumindo, ai aparece novamente!! É horrivel ver e sentir a pele com essas manchinhas.

  6. Boa noite!
    Gostaria de ajuda, sobre o que fazer, fui diagnosticada com pitirise rosea ja tem 1ano e ainda nao houve melhoras, apenas não coça constantemente mas é eu ficar nervosa e me coço. Ela focalizou nas pernas lateral interna e atras do joelho. No começo minha barriga era demais mas não está mais ficou somente nas pernas. Alguem indica outros tratamentos fora os hidratantes?

  7. Minha esposa foi diagnoxicada com pitiriase rosea de gilbert e esta com o corpo cheio desas coisas mais sao muitas em toda parte do corpo so nao tem na cabeca,rosto.palmas das maos pes mas o resto do corpo esta tomado desas coisas .ja tomou muitas medicacao e nao resolve o problema ja fais uns dois meses alguem posa nos ajudar .nao sabemos mais o que faser..abracos

  8. Eu já tive e quase morri de coceira.Meu médico prescreveu dipropionato de betametasona e eu tenho essa pomada sempre a mão. Aplico sempre que sinto ardor e observo as manchinhas aparecerem.

  9. Eu tive há 13 anos durou 5 meses e agora por conta de ter sofrido um acidente e estar muito estressada, a bendita pitiríase rósea resolveu aparecer! Está coçando tanto, que entro em desespero, estou tomando Polaramine, banho de sol de manhã e usando hidratante infantil Proderm. Isso é um tormento na vida de qualquer um.

  10. Também fui diagnosticada com pitiríase a mais de 2 meses, a coceira passou um pouco, mas, se eu ficar nervosa, ela volta. O médico que me diagnosticou disse que não tem tratamento e que a doença some sozinha, como o artigo que foi escrito e tantos outros. Bem, então eu fui atrás de algo que minimizasse a coceira, e para minha surpresa consegui isso nos sabonetes para bebês e crianças como: granado e dove baby, são muito bons, principalmente o dove, pois ele hidrata a pele e evita bastante as coceiras.

  11. Fui diagnosticada há duas semanas. Não coçam tanto. Ora ficam mais claras, ora escurecem. Minha dermato pediu pra ter paciência e confiar porque elas desaparecem. Estou usando hidratante da Fisiogel, sabonete cetaphil para peles sensíveis, banho de sol durante 10 minutos sempre que possível, evitar coçar pra não ferir e deixar marcas, tomar muito líquido…

  12. ta com 20 dias que apareceu ne mim nun tinha tido isto, pelos comentarios, vou comprar dipropionato de betametasona (pomada) polaramine (liquido ora) e dove baby (sabonete banho) pra ver se alivia, que coça quando estou muito suado e feio de ver.

  13. Boa tarde, apareceu na pele da minha filha essas manchinhas, por enquanto não está coçando, comprei um sabão para ela tomar banho a base de Benzoderm, que é o benzoato de benzila, será que ela pode tomar banho com ele?

  14. Fui diagnosticada com a pitiríase rosea de gilbert desde 26/12,começou apenas com uma pequena lesão no seio e agora tomou conta do meu corpo,só não tem no rosto e nem na cabeça,estou cheia de manchas e a coceira é insuportável,o meu dermatologista proibiu tomar sol,banho quente e nem demorado,comer carne de porco, e amêndoim e similares,passou uma medicação e um creme hidratante ambos manipulado,ele falou que uma das causas dessa doença é o stress,eu falei pra ele que então não vai melhorar,pq essa coceira deixa qualquer pessoa stressada, tbem usei a pomada diprogenta que alivia um pouco,mas não muito.To na expectativa que melhore logo!!!

Comentários encerrados.