Pequenas cirurgias dermatológicas são aquelas realizadas em consultório, com o paciente acordado e sob anestesia local
Quase todo mundo tem alguma lesão na pele que gostaria de saber o que é e se possível retirar. Pode ser um sinal, um cisto no dorso, penduricalhos no pescoço, bolinhas sob os olhos…
A grande preocupação é sempre saber se a lesão é câncer de pele ou não. Quem vai esclarecer o diagnóstico é o seu dermatologista de confiança, através do exame clínico e da dermatoscopia. Após o diagnóstico correto, podemos retirá-las ou não, a depender de vários fatores (aspecto estético, irritação das lesões com atrito, lesões prendem em colares ou partes da roupa, prurido….).
Pequenas cirurgias ou procedimentos em consultório são aquelas realizadas com o paciente acordado e participativo, com anestesia local. Não é necessária internação e nem afastamento do trabalho. A depender da localização, poderá haver restrição de atividades físicas para uma melhor cicatrização.
Várias técnicas poderão ser utilizadas, como a excisão da lesão (retirada com bisturi), a criocirurgia, a remoção com laser de CO2, a radioeletrocirurgia e a quimiocirurgia.
Algumas lesões de pele que podem ser removidas em consultório:
Cistos
Cistos são nodulações móveis sob a pele, principalmente na face e tronco. Podem ter um orifício central com eliminação de material malcheiroso (queratina-proteína da pele).
Os cistos podem ocasionar incômodo ao se tornarem protuberantes e podem inflamar ou infeccionar, simulando um furúnculo.
Não devem ser espremidos, pois a capa que os reveste persiste e pode se fragmentar, tornando mais difícil sua retirada. Devem ser removidos com cirurgia convencional (excisão com bisturi).
Xantelasma
Xantelasma é uma placa amarelada encontrada nas pálpebras inferiores e/ou superiores que é um depósito de gordura. Pode haver ou não aumento nas gorduras sanguíneas.
A retirada costuma ser por motivos estéticos, pois não ocasionam sintomas. Podem ser retirados pela cirurgia convencional (excisão com bisturi), mas também com laser de CO2, radioeletrocirurgia e quimiocirurgia.
Siringomas
Siringomas são pequenas elevações que ocorrem mais comumente agrupadas na região das pálpebras. Podem provocar prurido e ficam mais evidentes nos dias quentes, pois são derivadas das glândulas de suor.
Podem ser retirados pela cirurgia convencional (excisão com tesouras especiais), mas também com laser de CO2, radioeletrocirurgia e quimiocirurgia.
Hiperplasia sebácea
Hiperplasia sebácea corresponde à dilatação das glândulas de sebo da pele. Ocorrem na forma de pequenas bolinhas, geralmente da cor da pele, principalmente em áreas de maior oleosidade, como a testa e o nariz.
A retirada ocorre por motivos estéticos. Podem ser usados o laser de CO2, radioeletrocirurgia e criocirurgia.
Qualquer que seja a técnica realizada, o paciente deverá seguir as orientações pós-cirúrgicas para o sucesso do tratamento, especialmente quanto à exposição solar.
Consulte seu dermatologista para maiores informações. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.
Parabéns, Dra. Valeria Baiocchi!!! Ótimo texto!!!
Pingback: Queratose ceratose seborreica - Dermatologia e Saude
Pingback: Siringoma - Dermatologia e Saude
Pingback: Siringoma - Dermatologia e Saude
Oi bom dia …tinha uma verruguinha preta no nariz e tirei com o points e ficou uma pequena cicatriz no nariz.
Quando faço uma maquiagem,mesmo assim fica uma marquinho que me icomoda .será que vai precisar fazer uma pequena cirurgia?
Tenho lipoma entre ombro esquerdo e costas.ja fiz 2 cirurgias mas voltou.
Tenho uma.mancha ao redor o humbigo após uma abdominoplastia
Fico flácida a pele ao redor
Queria retirar essa pele
Já fiz uma.series de tratamento sem resultados
Seria possível retirar essa pele?
Olá tenho o cisto na região da virilha ocasionado por um pêlo encravado ele está crescendo e está me incomodando seria possível fazer uma retirada deste nódulo aí? Espero resposta, Grato!