Pele e Vacina da febre amarela

febreamarelades

Vivemos um surto de febre amarela e o governo está realizando vacinação em massa da população. Muitas pessoas estão com dúvidas sobre os efeitos colaterais da vacina e mesmo se devem se vacinar, uma vez que a vacina é feita com vírus vivo atenuado.

.

Com relação à pele, as perguntas mais frequentes são :

.

1) Quais são os efeitos colaterais da vacina na pele ?
. reação no local da vacina : vermelhidão, inchaço duro. São contornadas com sintomáticos e não são reações preocupantes;
. reação anafilática : inchaço súbito das vias respiratórias. Apesar de raro (1 caso para casa 131.000 vacinados) , é gravíssimo, portanto se você tem ou teve alergia a ovo, gelatina e antibióticos como eritromicina, deve conversar com seu médico antes.

2) Quem deve tomar a vacina ?
. qualquer pessoa com mais de 9 meses e menos de 60 anos que não tenha as contraindicações abaixo.

3) Quem não deve tomar a vacina sem antes consultar o médico ?
. crianças menores de 9 meses e adultos com mais de 60 anos;
. gestantes;
. mulheres amamentando bebês de até 6 meses;
. pacientes com alergia a ovo, gelatina, eritromicina, canamicina;
. pacientes em quimioterapia ou radioterapia;
. portadores de órgãos transplantados;
. pessoas infectadas pelo vírus HIV;
. pacientes que estão fazendo uso de corticóides;
. pacientes com doenças auto-imunes que causam imunosupressão (deficiência da imunidade);
. pacientes em uso de imunossupressores (azatioprina, ciclofosfamida, infliximabe, etanercepte, gotimumabe, certolizumabe, abatacept, belimumabe, ustequinumabe, canaquinumabe, tocilizumabe, rituximabe.

4) Tenho doença de pele crônica, posso tomar a vacina ?
Psoríase, dermatite atópica e vitiligo são as doenças crônicas de pele mais comuns. A doença em si não é contraindicação para a vacinação, vai depender do tipo de tratamento. A vacina não vai agravar sua doença de pele. Se sua doença é leve, compromete pequenas áreas do corpo e você só usa medicamentos tópicos (cremes, pomadas, loções), não se preocupe. Se sua doença de pele for mais grave e você esteja em uso de alguma das medicações citadas acima, consulte seu médico dermatologista : se você ou for fazer alguma viagem para área de risco, pode suspender a medicação antes de tomar a vacina. Mas nunca faça isso por conta própria, pois cada medicamento exige um intervalo de tempo diferente e o risco de suspender temporariamente a medicação deve ser muito bem avaliado.

febreamarelasintoma

dermatite crônica na nuca