Papeira? O que é isso?

Papeira

Papo é uma palavra utilizada para definir qualquer coisa que estufe a pele sob o queixo ou a parte do pescoço que fica abaixo do queixo. É muito indefinido dizer o termo “papo” referindo-se a alguma doença em particular. Porém, uma doença que logo vem à memória dos nossos avós quando se fala em papeira é o bócio, causado por distúrbios da tireoide, aquela glândula que fica abaixo do nosso pomo-de-adão (nos homens) ou na base do pescoço (nas mulheres).

Papeira

Houve épocas em que, devido à falta do iodo na suplementação do sal de cozinha, o bócio era frequente, sobretudo nas partes mais distantes do interior do país, chegando a ser considerado normal. Era estranho quando um membro da família não tinha, e era esperado que todos os membros o desenvolvessem. Nas Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (que recomendo a leitura!) há a descrição de um caso de uma menina de 14 anos com um pequeno papo, a mãe com um papo médio, e a avó com um papo avantajado. A explicação: a tireoide faz o que pode para suprir a demanda do organismo. Chegada a adolescência e toda a exigência de amadurecimento sexual, o organismo exige seu preço ao pequeno órgão em forma de borboleta, que começa a adoecer e incha.

Depois, nas gravidezes (lembre-se, o organismo tem que sustentar dois corpos em um ), a tireoide novamente é exigida e aumenta mais. Depois, com o envelhecimento, o órgão já não produz tão bem quanto na juventude, e aí novamente há sobrecarga para a glândula menos produtiva. Novamente há crescimento patológico.

O bócio pode acontecer por excesso ou falta de funcionamento da tireoide, e é passível de tratamento, controle e cura. Há necessidade de avaliação médica em todos os casos, pelo risco de câncer na região.

Outra causa de papeira é, veja só: caxumba! Sim, embora as glândulas parótidas fiquem à frente das orelhas, o seu crescimento em um episódio da doença pode ser tão intenso que torna a parte inferior do rosto inchada, e vem a ser chamado por alguns também de papeira. A caxumba é uma doença causada por vírus, de duração curta, autolimitada, requerendo apenas repouso e sintomáticos. Entre as suas complicações mais comuns, está a orquite (inflamação dos testículos), que é quando dizem que a caxumba pode “descer”. A orquite é relativamente comum como complicação da caxumba, mas raramente causa problemas ou infertilidade.

Enfim, você já sabe o que é papeira. Passemos à frente.

Dr. Marco Otávio Rocha CoutoDr. Marco Otávio Rocha Couto
Médico Dermatologista
CRM-DF 12.167 | RQE 6137

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in