PANICULITES
Chamamos de Paniculite a inflamação da camada gordurosa que fica abaixo da pele e que acontece como uma reação a diversas causas.
COMO SE APRESENTA :
Aparecem nódulos (caroços) avermelhados ou placas (manchas endurecidas) acompanhadas de dor.
Essas lesões podem ser únicas ou múltiplas e aparecem preferencialmente nas pernas, na região das panturrilhas ou pré-tibiais (canelas), porém podem ser vistas espalhadas pelo corpo atingindo as coxas, braços, abdômen, nádegas e mamas.
Em casos mais esporádicos, podem comprometer também a gordura dos órgãos internos com comprometimento severo da saúde do paciente.
As mulheres são as mais acometidas.
Além da dor as lesões podem estar acompanhadas de febre, mal-estar, cansaço, perda de peso, náuseas e vômitos.
A CAUSA :
As Paniculites podem aparecer como reação do organismo a alguns fatores :
– Infecções bacterianas ou virais (como por exemplo tuberculose);
– Reação a medicamentos (comum com os anticoncepcionais orais);
– Doenças inflamatórias;
– Doenças auto-imunes (lúpus eritematoso por exemplo);
– Causas mecânicas (traumas e paniculite ao frio);
– Linfomas e leucemias.
Ocorre um processo inflamatório da gordura seguido de necrose daquela área inflamada que então será substituída por fibrose cicatricial deixando uma depressão localizada, que pode ser temporária ou permanente.
O DIAGNÓSTICO :
O médico dermatologista irá se basear na história clinica do paciente somada ao exame físico e então, de acordo com a suspeita da causa irá direcionar exames laboratoriais e uma biópsia que deverá ser realizada em uma das lesões.
TRATAMENTO :
Se a causa for identificada, o tratamento será focado nela.
Antibióticos adequados se for infecção, imunossupressores se tiver origem em doenças da imunidade e ou anti-virais se a causa envolver vírus.
Se um medicamento é o culpado, então deverá ser descontinuado ou substituído.
Os sintomas gerais, independente da causa, devem ser tratados com antiinflamatórios e analgésicos. O repouso pode ser indicado, especialmente se houver suspeita de envolvimento interno.
Em alguns pacientes, a Paniculite é chamada idiopática, pois não tem uma causa estabelecida. E, nesses casos, assim como naqueles que apresentam Paniculites desencadeadas por temperaturas muito frias e permanecem expostos a elas, existe uma tendência a recorrência dos surtos.