Os “enta” estão chegando e você já está percebendo que acabou se omitindo em relação aos cuidados com as mãos. Protegeu o rosto, usou filtro solar direitinho, mas esqueceu das mãos. Então, mãos à obra!
Quanto antes começarmos o tratamento, maiores as chances de sucesso, pois o colágeno ainda está bom e o envelhecimento das mãos ainda está no começo. Já sabemos as causas das manchas nas mãos e o que deveríamos ter feito para prevení-las. Também já abordamos quais são os tratamentos mais comuns e como eles agem na pele e nas manchas, mas hoje preparamos com capricho um texto que é próprio para quem está começando a perceber as manchas nas mãos
Qual é o melhor tratamento para minha idade?
Você ainda é jovem, seu colágeno está preservado e está incomodada somente com as primeiras manchas que estão surgindo no dorso das mãos? Sua vida é atribulada, não tem muito tempo e nem pode se ausentar das (muitas) atividades do seu dia a dia? A luz pulsada e o laser Q-Switched são excelentes escolhas: você pode retornar às atividades imediatamente e ficam poucas marcas, que podem ser disfarçadas com protetor tonalizante. Às vezes se formam casquinhas, bem delicadas, fininhas, que desaparecem em 7 a 15 dias .Com esta técnica podemos tratar toda a pele da mão, não só as manchas, prevenindo desta forma o afinamento e as rugas. Você gasta o tempo de um tratamento e faz dois ao mesmo tempo.
Existem riscos? Sim. O profissional que regula e opera o tratamento tem que estar capacitado e bem treinado para saber programar os equipamentos e ter conhecimento das características de cada pele para saber diferenciar as fases do envelhecimento. Atualmente a tecnologia do laser e da luz pulsada estão bem mais acessíveis. Se você não mora nas grandes cidades, não se preocupe: dermatologistas do interior também têm acesso a esse tipo de tecnologia com custo acessível.