O que é pitiríase?
O termo “pitiríase” tem origem grega, que quer dizer “doença de pele com descamação fina, farinácea”. Na dermatologia, existem várias doenças que apresentam esse tipo de descamação. Cada uma delas tem causas, sintomas e tratamentos distintos. Dentre elas, podemos citar:
1) Pitiríase versicolor: conhecida como “pano branco” ou “micose da praia”. É uma infecção fúngica da camada superficial da pele, que causa manchas brancas ou escuras em áreas mais oleosas do corpo.
2) Pitiríase alba: manchas claras descamativas e secas, comum em crianças. Coçam raramente e melhoram com uma hidratação adequada da pele.
3) Pitiríase rósea: pequenas manchas rosadas de aparecimento súbito, comum em adultos jovens. Geralmente, as lesões começam por uma mancha grande e única, chamada de “medalhão”, seguidas pelas outras lesões ovais e menores. Apesar da causa dessa doença ser incerta, uma causa infecciosa é sugerida por alguns estudos.
4) Pitiríase capitis: é uma doença inflamatória crônica da pele que cursa com manchas vermelhas e descamação gordurosa no couro cabeludo. Conhecida como “caspa”.
5) Pitiríase rubra pilar: doença de pele rara e de difícil tratamento. Manifesta-se com manchas vermelhas e grossas no couro cabeludo, palmas e plantas, além de pequenas pápulas nas áreas de pelos. Podem levar anos para desaparecer.
6) Pitiríase liquenóide: pequenas pápulas ou manchas avermelhadas com leve descamação distribuídas pelo corpo. Iniciam-se róseas e podem evoluir para o marrom e deixar manchas brancas na pele quando se resolvem. A forma crônica tem sintomas mais leves que a forma aguda.
Se você apresentar qualquer lesão parecida com as acima, não se automedique. Seu dermatologista de confiança é seu maior aliado para se conseguir chegar em um diagnóstico correto e tratamento adequado para as mais diversas doenças de pele.
Tenho uma escamação no couro cabeludo, em três pontos,cosa,saiu um negócio tipo um sangue, já fiz vários tratamentos, mais nada resolveu,o que será que é.