O que é o Lonomismo?

lono

Lonomismo é uma condição clínica na qual o homem entra em contato da pele com cerdas da lagarta do gênero Lonomia, provocando vários efeitos locais e sistêmicos, principalmente sangramentos resultantes do consumo dos fatores de coagulação e com risco de vida se não tratado de imediato. Existem dois tipos de lagartas: as espinhudas (que apresentam cerdas pontiagudas em seu dorso) e as peludas. E quando é possível essa identificação, e esse contato é com as espinhudas, devemos ficar atentos para possibilidade de Lonomia

No Brasil são considerados importante agravo à saúde na Região Sul, particularmente na porção norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, porém já foram relatados nos estados do Amapá, Pará (Ilha de Marajó), São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Assim como nos acidentes por serpentes, verificamos maior incidência nos meses de verão, em trabalhadores rurais, porém em crianças menores que 14 anos, observamos a ocorrência dos acidentes no momento de lazer.

As lagartas do gênero Lonomia tem o hábito de se agrupar em colônias nos tronco de árvores, e é nesse momento, ou no trabalho do adulto ou hora de lazer das crianças que os acidentes acontecem !!!!

O contato com uma única lagarta pode provocar acidente com manifestação de sangramento? A resposta é sim, e isso ocorre se a lagarta tem tamanho maior ou igual a 4 cm.

Os principais sintomas observados logo após o contato da pele com as cerdas da Lonomia é indistinguível daquele causadas por outras espécies de lagartas. Podemos ver: dor e queimação, vermelhidão, inchaço, coceira, formigamento, e mais raramente bolhas. Sintomas gerais como: mal estar geral, dor de cabeça, dores musculares e abdominais, náuseas e vômitos também são relatados pelos pacientes.

Nem todos os pacientes apresentam sangramentos na avaliação médica inicial e esse sintoma é o mais preocupante. São eles: sangramento da gengiva, na urina, nas fezes, no nariz, em traumas e feridas recentes, além disso, pele arroxeada de aparecimento espontâneo ou provocado.

A partir do momento do relato ou suspeita de contato com lagarta não identificada ou identificada como Lonomia deve se procurar imediatamente assistência médica para avaliação clínica e laboratorial por 6 a 12 horas após o acidente para possibilidade de administração de soro antilonômico, nos casos em que estiver com sangramentos e ou exames da coagulação alterados.

Qualquer dúvida para identificação do animal e orientação o que fazer frente a esses casos ligue: 0800 722 601

Dr.Alexandre MorettiDr. Alexandre Moretti
Médico Dermatologista
CRM-MS 4146 |  RQE 3804