Home » teste » O mito do bronzeado saudável

O mito do bronzeado saudável

“Quando minha pele já está bronzeada, ela fica naturalmente protegida e não preciso mais usar filtro solar ?” De fato existe esse mito, e é hora de você entender por quais motivos ele não tem fundamento.

bronzeamentods

Nos EUA há um termo muito popular, chamado Base Tan, que significa um bronzeado de base, ou seja, as pessoas tendem a achar que após esse bronzeamento inicial a pele fica naturalmente protegida contra queimaduras e danos solares. Mas isso não é verdade !

Não pense que você pode mudar as características genéticas de sensibilidade da sua pele por meio de um bronzeado : quem tem pele clara nunca terá uma pele morena e resistente, por mais que torre no sol.

Algumas pessoas chegam a frequentar clínicas de estética e salões de beleza para fazer bronzeamento artificial antes do verão chegar.

ATENÇÃO : Vale lembrar que as câmeras de bronzeamento artificial são proibidas no Brasil ok ?! Apesar de serem facilmente encontradas, há um grande perigo nesse procedimento, pois as pessoas tendem a achar que após estarem bronzeadas não necessitam mais do protetor solar e acabam por ficar no sol por tempo prolongado sem os cuidados necessários. Com isso, vão acumulando danos solares.

Mas a melanina não protege a pele do raio solar ?

Sim, protege, porém um bronzeamento prévio promove pequena proteção, que não é suficiente para evitar queimaduras e outros danos à pele em caso de nova exposição ao sol. O dano passado não te protege contra o dano futuro !

Além do fato de o bronzeado não proteger sua pele há uma questão ainda mais importante aqui : qualquer bronzeado significa que sua pele já sofreu danos da radiação ultravioleta. Funciona assim : quando a radiação ultravioleta atinge a pele, ela lesiona o DNA das células, fazendo com que elas enviem um sinal de emergência – a melanina – para a superfície da pele a fim de proteger as células.

Em outras palavras, quando você bronzeia isso acontece porque o DNA das suas células já foi danificado. Exposições solares repetidas, seja no sol ou em camas de bronzeamento artificial, aumentam seu risco de desenvolver câncer de pele e envelhecimento precoce.

A dura realidade é que não existe bronzeado saudável. Então agora você já sabe : o base tan não é substituto de um bom protetor solar ! As orientações para evitar queimaduras solares continuam as mesmas : evite o sol das 10h às 16h; use sempre o filtro solar e reaplique adequadamente e procure ficar na sombra.



Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
Médica Dermatologista
CRM-SC 12965 | RQE 10072

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *