Nódulos dos Ordenhadores

Nódulos dos ordenhadores é uma dermatose ocupacional causada por um poxvírus e que atinge pessoas que entram em contato direto com bovinos

nodulos-ordenhadores-dermatologia-e-saude-350x300O que é:

Os chamados Nódulos dos Ordenhadores (ectima contagioso) é uma doença de pele causada por um vírus que é adquirido pelo contato direto da pele da pessoa com os animais afetados, que são os bovinos. É uma doença relativamente comum, que em geral se resolve espontaneamente, mas pode causar importante incômodo no local.

A causa:

Os Nódulos dos Ordenhadores são causado por um vírus da família dos Poxvírus, que nos animais causa a ‘varíola bovina’. As lesões nos bovinos são feridas localizadas no úbere, cavidade oral, tronco e pernas. O vírus penetra na pele humana pelo contato direto com as mucosas, secreção ou feridas dos animais contaminados. Nos humanos a infecção provoca o surgimento de nódulos avermelhados e somente nos locais onde houve a penetração do vírus na pele, que em geral são as mãos e os dedos. Geralmente surgem de 7 a 30 dias após o contato com o animal infectado. Existe uma doença semelhante, que se chama Orf, também causada por um poxvírus, mas que é adquirida pelo homem no contato com ovinos (ovelhas e carneiros).

O tratamento:

A doença se resolve espontaneamente em cerca de seis a oito semanas, mas é importante a avaliação do médico dermatologista para o seu diagnóstico correto, já que outras doenças de pele que podem até ser graves (como o câncer de pele) podem causar lesões semelhantes.

Em lesões mais dolorosas, pode ser melhor o tratamento com curetagem pelo dermatologista.

A prevenção:

Para prevenir essa doença o importante é evitar o contato desprotegido com os animais infectados, sempre usar luvas no contato com as mucosas ou feridas do animal. Higienizar bem as mãos e os materiais que entram em contato com os animais.

Dra. Giselle FroesDra. Giselle Froes