OS FIOS DE CABELO DOS PACIENTES COM CALVÍCIE
Se você já teve o diagnóstico de alopecia androgenética (a famosa calvície, seja masculina ou feminina) – a qual provoca afinamento e perda de fios com exposição progressiva do couro cabeludo –, espero que já esteja em tratamento domiciliar com medicações que impeçam a evolução natural da condição.
Um desejo natural é recuperar a qualidade dos fios restantes, que agora são mais finos, com textura mais áspera e que não cobrem o couro cabeludo como antes. Esses fios de “segunda categoria” podem ser percebidos até pelo tato. Este processo se chama miniaturização de fios e é característico da calvície.
Atualmente, o desejo de recuperar a qualidade dos fios é possível com a técnica MMP® capilar.
O QUE É MMP® CAPILAR E COMO É REALIZADA?
MMP® significa microinfusão de medicamentos na pele. Na técnica MMP® capilar, utilizamos um dispositivo médico que realiza microperfurações no couro cabeludo, permitindo que a medicação penetre diretamente no sítio alvo (folículos capilares). Isso garante extrema eficácia e segurança.
QUAIS OS CUIDADOS?
Não há sangramento, nem repouso ou afastamento das atividades habituais. O único cuidado é não lavar o couro cabeludo até o dia seguinte. Além disso, no dia da aplicação, evite atividades físicas ou sauna, para que as medicações não sejam transportadas para outras partes do corpo pelo suor.
COMO FUNCIONA O TRATAMENTO?
O protocolo geralmente recomenda 3 ou 4 sessões mensais, seguidas por sessões de manutenção com intervalos progressivamente maiores.
Não há “alta” do tratamento em consultório, pois o processo de miniaturização dos fios é crônico e influenciado pela genética, entre outros fatores. Assim como em condições como pressão alta ou diabetes, o tratamento deve ser mantido indefinidamente para assegurar os resultados obtidos.
DEVO PARAR O TRATAMENTO DOMICILIAR?
De forma alguma! A associação entre o tratamento domiciliar e o feito em consultório maximiza os resultados. Os cabelos interrompem a queda e o processo de miniaturização, tornando-se mais espessos, brilhantes e com a textura original.
Quanto mais cedo o tratamento (domiciliar e MMP® capilar) for iniciado, melhores serão os resultados. Contudo, os tratamentos não fazem nascer novos fios onde não existe mais folículo.
MAS E SE EU QUISER FAZER UM TRANSPLANTE CAPILAR?
Mesmo pacientes que desejam realizar um transplante capilar se beneficiam do MMP® capilar.
O transplante corrige as falhas visíveis, mas não interrompe o processo de calvície. Se o tratamento for descontinuado (clínico domiciliar e o MMP® capilar), os fios continuarão o processo de miniaturização e perda.
CONSULTE UM DERMATOLOGISTA
Se você percebe que as entradas do couro cabeludo estão aumentando, o topo da cabeça está ficando mais visível e seus fios estão afinando, não perca tempo.
Procure sua dermatologista de confiança para verificar se você tem alopecia androgenética. Tempo é cabelo!