Saiba como escolher o repelente ideal
Num país tropical como o Brasil, convivemos com mosquitos e pernilongos durante o ano todo. Em alguns períodos, no entanto, a incidência de algumas doenças graves transmitidas por insetos aumenta muito. Recentemente vivemos uma epidemia de viroses como Dengue, Zika e Chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
Para prevenir a doença, além das medidas de controle dos focos criadores (água parada) é necessário se proteger contra a picada do inseto como o uso de roupas compridas, mosquiteiros, telas nas janelas e repelentes químicos.
São 3 os principais repelentes disponíveis no Brasil:
- IR3535
- DEET
- Icaridina
Como os nomes são complicados e nem sempre são facilmente identificáveis nas embalagens dos produtos, citarei o nome de algumas marcas, apenas para facilitar o reconhecimento pelo leitor quando estiver na frente da prateleira da farmácia.
O IR3535 é o único repelente permitido para crianças menores de 2 anos (e maiores de 6 meses), comercialmente conhecido como Loção Antimosquito Johnson’s. Tem curta duração e deve ser reaplicado a cada 2 horas.
O DEET é o repelente mais comum e mais fácil de ser encontrado nas farmácias e supermercados (OFF, Autan, Repelex, entre outros). É um repelente muito eficiente, mas sua duração depende da concentração de DEET no produto. Infelizmente no Brasil a ANVISA só autoriza a venda de repelentes com concentração de DEET de até 15%, o que confere proteção máxima por 6 horas (produtos com concentrações de 25-50% estão disponíveis em outros países e são mais eficazes). Algumas versões de repelentes com DEET podem ser usadas por crianças maiores de 2 anos (versões “kids”/ infantis), mas tem duração mais curta, de apenas 2 horas. A versão para maiores de 12 anos e adultos tem aproximadamente 15% do ativo e portanto maior duração, de até 6horas.
A Icaridina na concentração de 20 a 25% (Exposis) é o repelente de maior duração na pele, conferindo aproximadamente 10 horas de proteção. Seu uso é liberado para crianças a partir de 2 anos.
Vale lembrar que o mosquito da Dengue/Zika tem hábitos diurnos, então a aplicação do repelente deve priorizar este período.
Um repelente para cada um:
- Bebês até 6 meses: proteção com roupas compridas e telas mosquiteiras. Não há repelentes químicos testados em crianças com essa idade. Em períodos de epidemia ou em regiões de grande infestação pelo mosquito a melhor opção seria usar o repelente IR3535 aplicado nas roupas da criança. Cuidado para não aplicar próximo às mãos para evitar que levem à boca.
- Crianças de 6 meses a 2 anos: IR3535. Aplicar a cada 2 horas mas evitar mais do que 3 aplicações na pele. Aplicar também nas roupas para maior proteção. Lembrar que o período diurno é o de maior risco. No período que a criança dorme, colocar mosquiteiro no berço.
- Crianças de 2 a 12 anos: DEET (6% a 9- versões infantis) a cada 2 horas ou Icaridina a cada 10 horas (apenas pela manhã).
- Crianças maiores de 12 anos e adultos: DEET (15%) a cada 6 horas (ex: 8h e 14h) ou Icaridina a cada 10 horas (apenas pela manhã).
- Gestantes: Icaridina seria a primeira escolha pelo tempo de duração da proteção. DEET e IR3535 poderiam ser usados, mas com menor duração da proteção.
E a Citronela??
Os repelentes naturais como citronela, andiroba e eucalipto tem rápida evaporação e portanto um tempo de proteção ultra-curto, de 10 a 20 minutos. Assim, não são considerados bons repelentes.
Como aplicar?
O efeito dos repelentes se dá pelo “efeito de nuvem”, ou seja, após a aplicação o repelente evapora e forma uma “nuvem” de aproximadamente 4 cm em volta da pele que repele o inseto. Assim, não é recomendado usar o repelente por baixo das roupas, mas por cima dos tecidos e apenas na pele exposta (braços, colo, pernas, pés).
Pelo mesmo motivo, o repelente é o último produto a ser aplicado na pele. Primeiro usa-se hidratantes, filtros solares, maquiagem, e o repelente sempre por cima de tudo.
Evite aplicar perto de olhos, nariz e boca. Todos os repelentes podem irritar as mucosas.
Evite aplicar nas mãos de crianças pequenas pois podem levar à boca.
Respeitar o intervalo para reaplicar o produto:
- IR3535: 2horas
- DEET infantis (6-9%): 2 horas
- DEET adultos (15%): 6 horas
- Icaridina: 10 horas na pele a cada 72 horas nos tecidos
Obs: essas recomendações são baseadas nos produtos atualmente disponíveis e permitidos pela ANVISA no Brasil.