Quem nunca comprou um potinho de creme em um momento de empolgação e o produto simplesmente não deu certo? A avaliação da pele é muito mais complexa do que parece, por isso o creme usado pela amiga em geral não funciona tão bem para você.
Vários fatores interagem entre si para determinar a aparência final da pele, como oleosidade, hidratação, sensibilidade, textura, o modo como reage ao sol e a produção de pigmento. Os problemas, as necessidades e as vulnerabilidades de cada tipo de pele determinam os tipos de produtos, ingredientes e os melhores tratamentos para cada pessoa.
Primeiro fator: grau de hidratação
Pele oleosa x pele seca: as células da pele produzem substâncias que mantêm a umidade da superfície, assim como gorduras que formam um filme protetor. A pele oleosa apresenta-se com brilho aumentado, poros dilatados e é mais vulnerável ao aparecimento da acne. A produção de óleo é afetada pela dieta, estresse e hormônios, além, claro, da tendência genética.
A pele seca, por sua vez, possui aparência opaca e textura áspera. A falta de oleosidade e de água diminui a capacidade de proteção da pele, podendo coçar ou repuxar com facilidade. Fatores hormonais e condições climáticas, como vento, tempo frio e seco, além de banhos quentes e demorados, podem piorar a situação.
Pele mista: tem características das duas anteriores, com oleosidade, poros dilatados e pontos pretos principalmente na chamada “Zona T” (testa, nariz e queixo), com ressecamento nas laterais da face.
Pele normal: os poros não são de tamanho aumentado e existe um equilíbrio entre a oleosidade e a hidratação.
Segundo fator: sensibilidade
Pele resistente x pele sensível: a pele resistente possui uma barreira efetiva, não permitindo que produtos irritantes penetrem nas camadas mais profundas. Esse tipo de pele raramente pinica, fica avermelhada, irritada, facilitando o uso de produtos cosméticos da rotina diária.
Já a pele sensível não possui uma barreira protetora eficiente, deixando a pele suscetível a vários tipos de reações irritativas. As sensações são de pinicação, coceira, queimação com vermelhidão e até descamação. Tende a reagir a vários estímulos como o frio, ar condicionado, banhos quentes e cosméticos. Este tipo de pele não tolera vários dos produtos cosméticos comuns. Estima-se que até 40% das pessoas apresentam pele sensível.
Terceiro fator: pigmentação
Pele pigmentada x pele não pigmentada: refere-se à probabilidade de desenvolver manchas escuras na face ou no corpo após exposições solares, inflamações locais ou outros fatores irritantes. A paciente pode apresentar melasma, melanoses solares ou sardas.
Quarto fator: textura
Pele firme x pele enrugada: aqui avaliamos a tendência à flacidez e formação de rugas. É decorrente do chamado envelhecimento intrínseco, aquele que estamos geneticamente predispostos. A decisão dos produtos e tratamentos mais indicados para você somente pode ser feita após a análise completa de todas as características da sua pele.