Tudo que você precisa saber sobre Micose da Unha
De repente você tira o esmalte e percebe um amarelado, descolado, no canto da unha. Fique atenta, isso deve ser micose. A Micose das Unhas (onicomicose) é uma infecção causada por fungos , que pode aparecer nas unhas das mãos, mas é mais frequente nas unhas dos pés. O fungo se alimenta da unha e vai se multiplicando e , se não for tratado, pode atingir as outras unhas e ainda causa deformidade , que levanta as unhas e provoca muita dor ao calçar sapatos fechados.
O tratamento deve começar o mais rápido possível. Muitas pessoas desistem no meio do caminho porque a melhora demora a aparecer. Muita gente também começa a usar o que a amiga falou que é bom ou viu na TV e perde dinheiro e um tempo precioso. “E o que é pior, fica disfarçando a micose da unha com esmalte, porque acha que a unha está feia.”
E quando finalmente vai procurar o médico, a unha já está bem comprometida e o tratamento é muito mais demorado.
Agora vamos explicar algumas coisas para você entender porque isso acontece :
- Fungos são microorganismos. O nome já diz, organismos microscópicos, a gente não enxerga. O que vemos na unha é o lixo do que os fungos comeram (aquela massinha branco-amarelada na unha que vemos é o lixo do que os fungos comeram) ;
- Alimentam-se da nossa pele: sim, a unha é feita de pele!
- Somente sobrevivem em lugares úmidos e abafados Veja aqui maiores informações sobre Tratamentos; portanto , esconder a micose com esmalte só ajuda o fungo.
- Falando em esmalte, fungos podem sobreviver no esmalte. Se a manicure usar um esmalte numa pessoa com micose da unha e logo depois usar o mesmo esmalte em você, há uma grande probabilidade de contaminação ;
- Os fungos grudam na lixa. Quando lixar a (s) unha(s) comprometida(s), deixe-a(s) por último e depois descarte a lixa;
- Eles também grudam nos alicates, palitos, bacias….enfim, todos os objetos usados para fazer as unhas.É importante levar seu próprio kit quando for à manicure, para evitar passar micose para outras pessoas ;
- A unha vai melhorando conforme vai crescendo e vai empurrando a parte do “lixo” do fungo .Por isso demora tanto a melhorar:as unhas dos pés crescem 1 a 1,5 mm por mês.
- O antifúngico ( comprimido para combater os fungos) não mata os fungos , inibe a multiplicação deles. Por isso é tão importante começar a tratar o mais rápido possível .link para tratamento da micose da unha. Mais informações aqui.
- Pessoas com diabetes, usando corticóides ou imunossupressores (remédios que deprimem a imunidade) tem mais chance de desenvolver micose da unha e por isso devem ter cuidados redobrados .
Algumas medidas simples podem ajudar a evitar a Micose da Unha:
- Não compartilhe objetos usados para cortar ou lixar as unhas;
- Quando lixar a(s) unha(s) comprometida(s), deixe-a(s) por último e depois descarte a lixa ;
- Quando for à manicure, leve todo o material pois o risco de contaminação existe tanto para fungos quanto para o vírus da hepatite B ;
- Tome banho de chinelos , para evitar contaminar outras pessoas .
- É importante colocar Lysoform(r) spray dentro dos calçados para evitar recontaminação ao usá-los.
- Deixe as unhas sem esmalte durante o tratamento e depois da cura dê períodos de descanso do esmalte: use 1 semana e deixe 1 semana sem esmalte ; na época do frio, quando não usamos sandálias, deixe as unhas sem esmalte.
Informação Importante.
“Nem tudo que Reluz é Ouro”
Nem toda alteração da unha é micose: psoríase, líquen plano, entre outras doenças podem afetar as unhas e o aspecto é bem parecido com o de micose.
Por isso é importante procurar sem falta o médico especialista para um correto diagnóstico e para iniciar o tratamento o mais rápido possível .
Boa tarde. Estou tentando tratar uma micose das unhas dos meus pés. A minha dúvida é se devo cortar a parte oca da unha para o remédio penetrar bem ou se somente lixando a unha em cima já ajudaria?
Obrigada
luto com uma micose ha 6 anos e nada adiantou