A musculação é um exercício excelente para aumentar a massa magra. Ajuda a prevenir a osteoporose e está relacionada à melhora da depressão e da qualidade de vida. No entanto, algumas pessoas podem ter alguns problemas na pele como efeito colateral.
Um exemplo importante e cada vez mais presente no consultório do dermatologista é o eczema crônico das mãos. As mãos tornam-se secas e coçam muito, podendo ter fases com muita vermelhidão e presença de casquinhas e rachaduras, que podem doer bastante, principalmente quando o creme hidratante é aplicado ou ao lavar as mãos com sabonete e água quente.
O eczema pode ou não se associar aos calos e calosidades, áreas mais ásperas e duras que ficam nas regiões das mãos que têm maior proximidade com os ossos.
Por que isso ocorre?
A barreira cutânea é uma camada formada pelos óleos e gorduras produzidos pelas glândulas sebáceas e pela queratina, proteína que dá dureza e resistência à pele toda. Pois bem. Durante o exercício, nós suamos bastante e sofremos impacto nas mãos, que é pior conforme os pesos que utilizamos. A mistura dessas duas coisas, junto com uma predisposição pessoal, pode causar um defeito na barreira cutânea: a pele começa a se desidratar e o sal presente no suor passa a irritá-la ainda mais.
Um erro que muitas pessoas cometem é imaginar que essa alteração na pele possa ser algum tipo de infecção e passam a ter um cuidado excessivo, lavando as mãos demoradamente e várias vezes ao dia, com água quente e sabonete. Isso piora e muito a situação!
Como é o tratamento?
Em primeiro lugar, o uso de luvas é recomendado. É importante saber de qual material são feitas e se você tem ou não alergia a ele. Prefira luvas que não retenham o suor, o que pode piorar ainda mais as lesões que acabamos de descrever. É interessante hidratar as mãos depois do exercício. Antes do exercício não se recomenda, pois isso pode facilitar acidentes com os pesos.
- Evite usar talco e pó de giz se for fazer crossfit, pois esses produtos ressecam ainda mais as mãos e isso pode causar rachaduras e até contribuir na formação de bolhas.
- Evite banhos quentes e demorados depois do exercício e evite lavar as mãos a toda a hora.
- Enquanto as suas mãos estiverem vermelhas, ressecadas, com fissuras ou cheias de casquinhas, você deve evitar lavar louça, lavar roupas e ter contato com água quente e sabão: isso só piora tudo!
- O segredo é hidratar as mãos. Muita hidratação. Sempre. Bastante. Várias vezes ao dia! O creme hidratante é o melhor tratamento para esse tipo de problema.
Caso os sintomas estejam piorando apesar de tudo, procure o dermatologista para um tratamento individualizado. A escolha do hidratante muitas vezes deve ser personalizada e há uma série de particularidades que somente uma consulta com um especialista pode levar em consideração.