Com o passar do tempo, principalmente após os 30 anos, nós perdemos em media 1% do colágeno do nosso organismo ao ano, além da perda de gordura e reabsorção óssea. Um local do corpo que mostra claramente o avanço da idade é a mão, e isso aconteceu recentemente com a pop star Madonna durante um evento.
As mãos perdem o brilho e a elasticidade, ficando com uma aparência desidratada e seca. E a exposição solar frequente nessa área do corpo favorece, além da desidratação, o aparecimento de manchas escuras (melanoses solares), manchas claras (que nós dermatologistas chamamos de leucodermia solar), e o espessamento da derme (elastose solar), e até mesmo lesões pré cancerígenas e lesões malignas, como o câncer de pele. Então devemos ter alguns cuidados com essa parte do nosso corpo, utilizando:
- Hidratantes específicos para essa área do corpo, prescritos pelo dermatologista, alguns com FPS.
- Filtros solares com FPS acima de 30 e PPD acima de 12, para evitar lesões pré malignas e malignas, além de previnir o fotoenvelhecimento e a elastose solar.
- Luvas com FPS, reforçando assim a proteção solar e funcionando como uma barreira física à radiação UV.
- Luvas para manusear produtos de limpeza, pois eles podem provocar uma perda da barreira cutânea, aumentando a chance de dermatites e irritações.
- Removedor sem acetona para retirar os esmaltes das unhas, mininizando as lesões nas lâminas ungueais.
- Produtos anti-idade que contém ácidos, agentes despigmentantes e antioxidantes, que melhoram as rugas bem finas e auxiliam na hidratação e clareamento leve de algumas manchas.
- Luz intensa pulsada, que tem ação na formação de colágeno, clareamento mais efetivo das manchas e diminuição dos pequenos vasos.
- Laser ablativos e não ablativos, que têm ação na formação mais intensa de colágeno.
- Preenchimento com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio, indicado para aquelas mãos “murchas”, com perda de colágeno e gordura, onde ficam visíveis os vasos e tendões. Além de repor volume das mãos, o preenchimento, principalmente com hidroxiapatita de cálcio, também é um bom estimulador de colágeno, onde vemos resultado à longo prazo.
- Hidratação cutânea feita com o dermatologista, com concentrações mais baixas de ácido hialurônico, através de injeções.
- Peelings químicos, que ajudam no clareamento das manchas, tratamento de lesões pré malignas da pele, e na formação de colágeno.
- Crioterapia, que trata tanto manchas escuras quanto claras.
- Criocirurgia que trata lesões pré malignas. 14-radioeletrocirurgia que tratam as manchas escuras, lesões pré malignas. Qualquer dúvida sobre essa queixa e seus possíveis tratamentos, procure seu dermatologista.
Boa tarde me chamo Ivana gostaria de obter respostas para meus problemas de mãos e antebraço flácidos obrigada