Manchas vermelhas nas pernas: urgência ou não?

Quando verificamos a presença de uma mancha avermelhada nas pernas, seja nas nossas, seja na de pessoas próximas, devemos nos alarmar? A resposta é: depende.

manchas-vermelhas-nas-pernas-o-que-pode-ser-dermatologia-e-saude

Para tentar entender, vamos considerar algumas situações que podem ajudar.

• Você tomou algum remédio?

Algumas alergias a medicamento (farmacodermias) podem começar com manchas. Elas são pequenas e logo vão surgindo em outras partes do corpo. Não costumam dar febre. Existem vários tipos de farmacodermias: algumas simples que saram somente retirando o remédio que causou a reação, e outras mais graves, que comprometem o corpo todo, inclusive a boca. Então tudo vai depender de como está evoluindo, para saber se deve ou não seguir até o pronto-socorro mais próximo.

• Está com febre?

A erisipela provoca manchas vermelhas, que geralmente começam a partir de um machucado, e que são muito dolorosas e provocam inchaço. É uma infecção causada por bactérias, e quase sempre acomete somente uma das pernas. É grave e se faz necessário procurar tratamento imediatamente.

• Tem varizes?

Deficiência na circulação venosa (das veias) pode provocar eczema de estase, que se apresenta em manchas vermelhas, geralmente nos tornozelos, ásperas, e que coçam muito. Às vezes de tanto coçar aparece um machucado (úlcera de estase). É uma condição crônica, mas é possível aguardar para procurar o médico com calma.

• Tem diabetes?

A dermopatia diabética (diabetes e pele) causa manchas nas pernas, mas tem a textura endurecida e predomina na parte anterior da canela. Não é urgência.

• São manchas sem relevo, cheias de pontinhos vermelhos, parecendo ferrugem, e que coçam?

Pode ser púrpura pigmentosa crônica. Não é necessário sair correndo para o médico, e o tratamento é ambulatorial.

Essas são algumas das causas mais comuns de manchas vermelhas nas pernas, mas existem muitas outras. Procure o dermatologista para o diagnóstico e tratamento corretos. Não use nada por conta própria nem indicado por amigos para não alterar o quadro, pois isso dificulta muito o raciocínio do médico . Essas dicas são somente para orientação de quando procurar tratamento , diferenciando os casos onde há necessidade de procurar ajuda imediatamente ou se você pode deixar para o dia seguinte.

Dra-Mirela-BorgesDra. Mirela Borges
CRM-AL 4078 | RQE 1316