Você recebeu o diagnóstico de hanseníase, já foi informado sobre a doença e está pronto para começar o tratamento. Vamos entender então como se trata a hanseníase?
O tratamento só pode ser feito nos postos de saúde e não nos consultórios particulares. Essa é uma norma do Governo. Você deve comparecer a um posto de saúde que tenha um serviço especializado na doença e se cadastrar.
Na consulta, você será examinado por um médico especialista e receberá os remédios para o seu tipo de hanseníase (paucibacilar ou multibacilar), e deve seguir à risca o modo de tomar e o tempo de tratamento determinado.
Você também será tratado pela equipe de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional para detectar precocemente alguma sequela e já iniciar o tratamento para prevenção das incapacidades.
Como se prevenir?
Não existe uma forma de prevenção específica, porém algumas medidas podem ajudar a reduzir possíveis riscos e danos, como é o caso do diagnóstico precoce, com exames das pessoas que moram na mesma casa de um indivíduo que foi diagnosticado, mesmo que não apresente nenhum sintoma.
Sequelas
As lesões dos nervos provocam falta de sensibilidade ao calor, ao tato e à dor, o que pode gerar incapacidades. Por isso é muito importante o exame neurológico do doente. As sequelas mais frequentes são ulceras nos pés, perda de força muscular com deformidade (mão em garra, pé caído).
Conclusão
A hanseníase ainda é um problema de saúde pública no Brasil, porém o tratamento evoluiu muito nos últimos anos. Começando o tratamento logo e comparecendo corretamente às consultas, segundo as orientações dos médicos e enfermeiras e tomando os remédios direitinho, é possível evitar as sequelas e as deformidades que tanto nos assustam, mas que hoje em dia são cada vez mais raras.
Dra. Caroline Martins Brandão
Médica Dermatologista
CRM-PARÁ 10082
Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br
Dra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669
Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br