Fitofotodermatose

Fitofotodermatose-dermatologia-e-saúde-02O que é Fitofotodermatose?

Fitofotodermatose ocorre pelo contato na pele de alguns agentes químicos associados à exposição solar promovendo um processo inflamatório e até queimaduras na pele.

A fitofotodermatose ocorre pelo contato de determinadas substancias, principalmente de algumas frutas cítricas, e exposição solar, causando manchas escuras.

Surge, geralmente, nas primeiras 24 horas após o contato, inicialmente elas são avermelhadas como uma queimadura e, posteriormente as manchas ficam escuras. A mancha pode arder e coçar. A reação pode ser mais intensa causando bolhas. As manchas escuras podem demorar semanas a meses para desaparecer.

Essas manchas ocorrem mais no dorso das mãos, colo e lábios.

O limão, a tangerina, a laranja, a mexerica, o morango e o figo são as frutas que mais frequentemente levam e este quadro. Mas também a arruda, a cenoura, o aipo, a salsinha, o coentro e erva-doce são outras plantas que também podem causar a fitofotodermatose. Perfumes, cosméticos e algumas medicações orais também podem determinar a doença.

O importante neste caso, é prevenir que o mesmo ocorra, tomando os seguintes cuidados:

• Evitar mexer com frutas cítricas no sol,
• Evitar fazer ou beber caipirinha, limonada, sucos de frutas e picolés ao se expor ao sol;
• Se mexer com alguma destas frutas lave bem as mãos e em torno da boca logo após;
• Perfumes podem causar quadro semelhante, evite usar perfumes ao se expôs ao sol;
• Não use bronzeadores caseiros, principalmente aqueles feitos a partir de folhas de figo, eles podem causar graves queimaduras;
• Cuidado também com a bergamota, o figo verde, a laranja, a lima, a lima da pérsia, manga, nabo, tangerina, elas também podem manchar a pele.

Fitofotodermatose-dermatologia-e-saúde
Fitofotodermatose mancha na coxa
Fitofotodermatose-dermatologia-e-saúde-02
Fitofotodermatose no braço


Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *