Peeling de Fenol

O peeling de Fenol é considerado um peeling profundo, que provoca renovação da pele, por estímulo da formação de novas fibras de colágeno. Apesar de ser um procedimento médico com excelente resultado no rejuvenescimento, exige muitos cuidados nos dias após a aplicação, pois deixa a pele bastante machucada

Peeling é um procedimento que visa acelerar a esfoliação da pele e o fenol é uma das substâncias que podem ser utilizada nesse intuito. É um ácido que promove a coagulação das proteínas da pele, produzindo rejuvenescimento facial intenso. Começou a ser usado em 1800 para o tratamento de cicatrizes de acne, porém foi na Primeira Guerra Mundial,quando passou a ser usado para o tratamento das cicatrizes provocadas pela pólvora que ganhou notoriedade.

Os peelings podem ser classificados em superficiais, médios e profundos.O peeling de fenol é considerado um peeling profundo pois atinge a derme reticular, a camada mais interna da pele. Atualmente é usado para o tratamento de manchas, cicatrizes e rugas moderadas a graves, queratoses e lentigos causados pelo sol. O paciente ideal para realizar este tipo de procedimento deve ter a pele clara, fina e ressecada, com rugas finas.

O procedimento pode ser realizado em consultório sob anestesia local, ou em centro cirúrgico,acompanhado de um Anestesista,sob sedação, pois aplicação do ácido pode ser dolorosa.

Quando aplicado na pele, o fenol induz uma queimadura química que provoca a formação de crostas (cascas) no local.A regeneração da pele se inicia em 48 horas. Nos primeiros dias, a pele fica bastante avermelhada e ocorreum importante inchaço com exsudação (saída de secreção clara, aquosa). Alguns pacientes podem sentir dor nessa fase,por isso o Dermatologista costuma indicar o uso de analgésicos, além de antibióticos para evitar infecções e um creme ou pomada para hidratar a pele.

A recuperação inicial ocorre em 10 a 14 dias, quando soltam-seas crostas e diminui o inchaço. A pele “nova”tende a ficar com uma coloração rosada por um período mais longo até o completo clareamento, o que pode ser facilmente camuflado com uso de maquiagens.

Quando mal utilizado, dependo da concentração e da forma de aplicação, o fenol pode ser tóxico para o coração, portanto é muito importante uma avaliação médica detalhada antes da realização do procedimento. Informe seu médico sobre seuhistórico de doençascardíacas, renais e hepáticas, sobre antecedentes de herpes, seus hábitos de exposição solare predisposição a queloides. O estado psicológico do paciente também é muito importante para a realização do peeling de fenol, pois é preciso estar bem preparado para os cuidados dos primeiros dias.

Como todos os procedimentos médicos, complicações, apesar de raras, podem ocorrer. Dentre elas destacam-se:

– Alteração na coloração da pele que pode ficar mais clara que a original. Tende a melhorar nos meses seguintes, porém a pele nunca mais retorna ao aspecto inicial;
– Infecções no período de recuperação;
– Cicatrizes hipertróficas ou queloides;
– Vermelhidão acentuada da pele;
– Aparecimento de pequenos cistos brancos (miliuns), devido a rápida renovação da pele.
– Repuxamento da pálpebra inferior

Todo e qualquer procedimento desse tipo deve ser indicado pelo dermatologista e todos os passos devem ser discutidos com seu médico, com esclarecimentos sobre os cuidados antes, durante e após o procedimento, bem como sobre os eventuais riscos de complicações.

Saiba também sobre:

Dra. Caroline BrandãoDra. Caroline Brandão

3 comentários em “Peeling de Fenol”

1. Dermatologia & Saúde

Cara Elisangela, agradecemos sua mensagem!

O site Dermatologia & Saúde é uma iniciativa pioneira de educação da população sobre as doenças de pele. Disponibilizamos o nosso conteúdo, que é escrito por médicos dermatologistas, de forma gratuita na internet com este objetivo.

Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.

Você pode pesquisar pelos colunistas deste site neste endereço:

Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde

1. Pingback: Quem pode fazer peeling de fenol? - Dermatologia e Saude