Cremes para remoção de tatuagens são comercializados há mais de uma década e nenhum deles mostrou bons resultados e segurança
Recentemente foi divulgado na mídia um creme canadense para remoção de tatuagens. O medicamento ainda está em estudo, e promete ser a remoção completa para qualquer tipo de tatuagem.
Muitos cremes já foram desenvolvidos prometendo fazer isto e nenhum deles até o momento mostrou eficácia e segurança. Os cremes podem ser divididos em 3 tipos:
1- Cremes a base de clareadores naturais
Alguns são seguros e podem até clarear a pele ao redor, porém não conseguem remover os pigmentos da tatuagem, (que ficam nas camadas mais profundas da pele).
2- Cremes a base de ácidos, como o ácido tricloroacético
Destroem toda pele, removendo a tatuagem e as células ao redor, porém deixam uma cicatriz inaceitável (indesejável) no local. De que adianta trocar uma tatuagem por um queloide?
3- Cremes que ativam e recrutam o sistema imunológico
O creme canadense e outros mais antigos atuam dessa forma (isso mesmo, o tal creme canadense não é novidade). Eles atraem células de defesa do sistema imunológico (macrófagos, por exemplo) para o local da tatuagem. A ideia do tratamento é fazer com que esses macrófagos carreguem os pigmentos de tinta da pele para o sistema linfático, limpando a pele no local.
A ideia parece ótima né? Mas há um porém… As partículas de tinta são muito grandes e precisam ser quebradas antes de serem “engolidas” pelos macrófagos!
Como até hoje nenhum creme lançado foi capaz de fazer a quebra desses pigmentos, nenhuma dessas alternativas funciona bem. A única tecnologia que consegue quebrar as partículas de tinta com segurança é o laser do tipo ND yag Q-switched , que continua sendo a melhor opção para remoção de tatuagens.
Veja também:
Métodos alternativos ao laser para remoção de tatuagens