Se você comentar sobre estrias no seu círculo de amizades, vai perceber que grande parte sofre com isso.
Como surgem as estrias: Saiba como e porque elas surgem. Desta forma, você vai poder saber escolher o tratamento, sem se levar por propagandas enganosas
A estria é um tipo de cicatriz. Ao contrário das cicatrizes do tipo queloide, onde há excesso de tecido fibroso, as estrias são cicatrizes atróficas, ou seja, há falta de fibras colágenas e elásticas abaixo da epiderme. Por isso alguma estrias são fundas quando você passa a mão sobre elas.
As estrias podem ser extremamente inestéticas quando são largas e numerosas, o que prejudica a autoestima do paciente. Não é a toa que todos os dias atendemos pacientes que buscam tratamento.
A causa principal é o estiramento abrupto da pele, mas há outras causas:
- Crescimento abrupto na puberdade – as estrias surgem geralmente no meio das costas;
- Ganho rápido de peso – as estrias surgem nas mamas, abdome, coxas e nos glúteos;
- Aumento abrupto da massa muscular- geralmente surgem nas axilas e nos braços;
- Gravidez – surgem nas mamas e abdome principalmente;
- Cirurgia para aumento da mama;
- Uso de corticoides tópico ou oral- no local de aplicação da medicamento, e se for por via oral, pode ocorrer em quase todas as partes do corpo;
- Síndrome de Cushing – pode ocorrer em quase todas as partes do corpo.
E entendendo quais são as causas deste estiramento, vamos tentar fazer você entender porque ele se transforma na estria: imagine uma camisa de botões: se você puxar o tecido para os lados, vai esgarçar o tecido e entre os botões vai aparecer sua pele que está por baixo .Com as estrias acontece a mesma coisa: a primeira camada da pele se estica e podemos ver a segunda camada, através da pele “esgarçada”. Como a segunda camada é a derme, cheia de colágeno e vasos, é vermelha. Daí as estrias serem vermelhas. Se soltar o tecido, a blusa volta ao normal, assim como a pele.
Quando você puxa o tecido da camisa com força, arranca os botões e pode ate rasgar a camisa. Pode até costurar, mas não fica perfeito, vai ficar a marca dos pontos. Isso ocorre nas estrias brancas: ela nada mais é que uma cicatriz causada pela ruptura das fibras da pele.
Por isso temos mais sucesso tratando a estria vermelha no que a branca.
Veja também:
Subcisão: tratamento de cicatrizes, estrias e celulite
No próximo texto falaremos sobre como prevenir as estrias.
Anticoncepcional oral combinado pode dar estrias?
Cara Adriana, agradecemos sua mensagem!
O site Dermatologia & Saúde é uma iniciativa pioneira de educação da população sobre as doenças de pele. Disponibilizamos o nosso conteúdo, que é escrito por médicos dermatologistas, de forma gratuita na internet com este objetivo.
Para atendimento, por favor, procurar serviços de referência de sua região.
Você pode pesquisar pelos colunistas deste site neste endereço:
http://medicosdermatologistas.com.br
Atenciosamente Equipe Dermatologia & Saúde
Doutor eu tive muitas estrias depois que emagreci e procurando na internet algumas sugestões vi muitos vídeos de pessoas afirmando que óleo de cozinha é bom para tirar estrias. Dúvidas: isso realmente funciona ou essas pessoas estão mentindo?
Estou passando mais acho que não estou vendo resultados.