Espinhas no couro cabeludo? Pode ser Foliculite Decalvante

Espinhas no couro cabeludo

A foliculite decalvante é um tipo de queda de cabelos que ocasiona lesões com inflamação e pus no couro cabeludo, lembrando espinhas. Tem uma evolução crônica e progressiva, formando áreas de cicatrizes e falhas no couro cabeludo.

Espinhas no couro cabeludo
A Foliculite Decalvante aparece como vermelhidão, crostas e bolinhas vermelhas na raiz dos cabelos.

Afeta em geral adultos jovens, um pouco mais os homens do que as mulheres, e parece ser mais frequente nos afrodescendentes.

Por que isso acontece?

É comum em pessoas com severa dermatite seborreica do couro cabeludo (a popular caspa), que apresentam muita inflamação e descamação. O processo é desencadeado na maioria dos casos pela presença de microorganismos na raiz do fio.

Espinhas no couro cabeludo
A Foliculite Decalvante faz o aspecto de ͞cabelo de boneca͟, onde vários fios saem da pele juntos.

Como se manifesta?

Pode aparecer como uma única lesão ou várias, sendo mais comum no topo da cabeça. Surgem bolinhas bem vermelhas ao redor dos fios de cabelo, que costumam ser dolorosas por ter muita inflamação. Os pacientes podem sentir também sensação de queimação, coceira e ter sangramentos no local. Ao encostar sentimos o inchaço da pele.

É comum vermos vários fios de cabelos saindo de um mesmo poro que está dilatado, os chamados tufos, que lembram cabelos de bonecas. Isso acontece porque a inflamação no couro cabeludo é tão intensa que destrói o local por onde o pelo sai da pele, fazendo com que ele desvie seu caminho e saia junto a outros fios por outro canal.

Com o tempo ocorre queda de cabelos, e as lesões se juntam formando grandes áreas de falha no couro cabeludo. Essas áreas representam cicatrizes, e o cabelo pode não crescer mais ali.

Espinhas no couro cabeludo
A Foliculite Decalvante evolui com formação de áreas de falha e cicatrizes no couro cabeludo.

Tratamentos

A foliculite decalvante costuma ser de difícil tratamento. Antibióticos, corticosteroides, isotretinoína e dapsona são opções terapêuticas. Procure seu dermatologista se você acha que pode ter esta doença.



18 comentários em “Espinhas no couro cabeludo? Pode ser Foliculite Decalvante”

  1. Oi, eu creio ter essa foliculite decalvante, pois tenho os mesmos sintomas apresentados acima.
    Isso é muito incômodo, pois nem consigo cortar o cabelo direito.
    Vi que o uso de diprogenta ajuda, é verdade?

  2. Em resposta ao Daniel Moreira.
    Faça um tratamento com homeopatia funciona bem e evite banhos quentes demorado

  3. Meu couro cabeludo está com muitas falhas e aumentando cada vez mais, e também com muitas espinhas e manchas escuras, fui ao dermatologista, ela passou remédio, mas não adiantou, tô ficando todo careca, e pinica minha cabeça, o que fazer?

  4. Washington Marcelo Rodrigues

    Estou com varias erupções cutâneas em minha cabeça. Já fui em todos dermatogistas e não me curaram. Creio que é fruto de ansiedade exarcebada.

  5. ANDRE MIGUEL BRILHANTE RODRIGUES

    No meu couro cabeludo apareceram diversas espinhas, na qual, fez um pouco do meu cabelo cair.
    Eu tenho apenas 15 anos e isso pra mim não é bom. Eu sofro com insônia porque doi quando me deito e não consigo dormir.eu sou estudante e isso afeta como os outros me vêem, pode acreditar isso é desconfortante.

  6. ivanildo inacio de brito

    ha um ano que estou procurando tratamento pois existe varios caroços com pus no pe do cabelo e não consegui ficar bom, ja tomei varios antibioticos e nao fiqueui bom.a minha cabeça ja esta toda com cicatriz e os caroços vão se mutiplicando com pus. pergunto: se eu fizer um tratamento com roacutan posso melhorar?

  7. Boa tarde faz mais ou menos 2 anos que tenho esse problema no meu couro cabeludo , um vermelhidão, espinhas com pus, casquinhas tipo caspa , passei em vários dermatologistas e até agora nada , poderia me ajudar . Obrigado

    1. Olá, procure não tomar banho quente. Você compra therapsor é uma pomada chamada tarfic de um %1 5g e vira comer chocolates usa sempre à noite.. não coloca a unha… isso tem que fazer sempre..

  8. Elza apatecida de camargo

    Tô ficando louca ,mt dor espinhase localizadas casquinha que se multiplicando, arranco tudo com as unhas isso me dá alívio mas em seguida mt dor.médicos pelo amor de deus me ajude louco enlouquecer

    1. Isso que vieste fazendo nunca irá sarar. Use therapsor é uma pomada chamada tarfc. Se vc fizer isso vai sarar mas evita comer o que faz mal.

  9. Eu tenho dermatite na cabeça há anos desde 207 sempre que como chocolate torresmo nasce uma bolha e forma inflama e demora muito pra Sara e continua a nascer essas bolha espécie de uma espinha. O que tem me ajudado a e minizar. São os remédios thrapsor é uma pomada tarfic recomendada por dermatologista… passo a noite

  10. Eu tenho foliculite no início pensei q seria uma dermatite seborreica visto que tenho dermatite atópica no rosto e pescoço ..já passei por dermato mas ninguém acertou remedio ainda para dermatite apenas pomada que não resolve só melhora um pouco o sintoma ..qto a foliculite ..uma amiga farmacêutica me indicou prednisolona um comprimido ao dia por 10 dias nossa não acreditei no primeiro dia já consegui dormir a noite toda sem acordar para ficar coçando a cabeça feito doida vou terminar de tomar a cartela espero que essa doença suma da minha vida pq ninguém merece rs

  11. Tenho isso já a alguns anos, minha cabeça esta cheio cicatrizes e uma região careca,
    Mas o que mais me incomoda é que ainda aparecem mais inflamações, toda fez que estouro uma sai um ou dois fios de cabelo junto, sem contar a dor que é,, não sei o que faço,, já pensei até em fazer alguma coisa para ficar careca de vez , fazer extinção do pelo no Couro cabeludo,, tenho 37 anos

Comentários encerrados.