Eritema nodoso

O Eritema nodoso é uma inflamação do tecido gorduroso que se manifesta por nódulos endurecidos e dolorosos nos membros. Aparece associado a diversos problemas de saúde ou medicações

Eritema-nodoso-dermatologia-e-saude-350x300-1O eritema nodoso consiste em uma inflamação do tecido gorduroso abaixo da pele. Surge como reação a uma grande variedade de agentes, alguns ainda não totalmente conhecidos. Aparece geralmente nas pernas como nódulos avermelhados e dolorosos. As lesões variam muito em quantidade entre os pacientes, alguns têm poucas lesões e outros podem chegar a 50. Em geral as crises se resolvem espontaneamente.

O eritema nodoso pode ocorrer em ambos os sexos, qualquer faixa etária, sendo mais comum em mulheres entre a segunda e a quarta décadas de vida.

Quais são os sintomas?

• Aparecimento agudo de nódulos profundos e inflamados;
  • Calor e dor local;
  • Manchas avermelhadas sobre a pele doente;
  • Localizados preferencialmente na parte anterior das pernas (“canela”), tornozelos e joelhos bilateralmente.
  • Medem em geral de 1 a 5 cm de diâmetro e quando muito próximos uns dos outros podem se agrupar formando nódulos maiores ou placas.

Em raros casos podeafetar coxas, braços, pescoço e até face.

Evolução

Inicialmente se mostram levemente elevados em relação à pele normal, de cor vermelho vivo ,com o passar do tempo ficam mais planos e a vermelhidão vai gradualmente se tornando arroxeada.

Nas lesões mais antigas há uma coloração amarelo-esverdeada, lembrando a evolução de um hematoma.

Em geral as lesões não estouram, não deixam feridas e quando melhoram não deixam cicatrizes.

É comum a associação de febre, mal-estar geral, fraqueza, dores articulares, dor de cabeça, dores abdominais, tosse, vômitos e diarreia durante a crise. O paciente pode apresentar também aumento dos gânglios linfáticos, as chamadas “ínguas”.

A crise dura em média de 3 a 6 semanas, mas pode se prolongar por anos. Os pacientes apresentam recidiva frequente. Nas crianças em geral as crises são mais brandas e tem menor duração.

O diagnóstico é feito pelo médico dermatologista através da biópsia de um nódulo.

É de essencial importância a investigação da possível doença causadora para instituir o tratamento específico. Para alívio da crise realizamos o chamado tratamento sintomático, que inclui o uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias. Elevação dos membros, repouso e compressão são bastante importantes no controle da dor.

Causas mais comuns:

• Infecciosas: Infecção das vias aéreas ou gastrointestinal, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, micoses, hepatites, varicela, hanseníase;
    • A causa infecciosa mais comum em crianças é a infecção das vias aéreas responsável por até 44% dos casos.
  • Medicamentos: antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, hormônios (principalmente estrógenos);
  • Neoplasias: câncer de cólon, fígado, pulmão, estômago, rim, pâncreas, leucemia, linfoma;
  • Outros: acne, artrite, gravidez, diverticulite, lúpus, radioterapia.

O agente causador pode não ser detectado em até metade dos casos.

Além destas citadas há ainda inúmeras outras causas, por isso, caso você tenha lesões que se encaixem na descrição procure um médico dermatologista.

Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
CRM-SC 12965 | RQE 10072