Home » Dicas » Efeitos do abuso de anabolizantes por mulheres

Efeitos do abuso de anabolizantes por mulheres

Qual mulher não gostaria de perder rapidamente as gordurinhas da barriga, os famosos culotes, e ainda ter um bumbum durinho? Seria maravilhoso, não é mesmo? Mas, segundo o ditado:” quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Usar anabolizantes por conta própria e sem controle da dose pode causar um mal muito grande à saúde.

Anabolizante em mulheres

Outro sonho das mulheres é ter uma pele lisinha. Os anabolizantes podem provocar espinhas (que geralmente são internas e enormes), queda de cabelos, seborreia, calvície , estrias e retenção de líquidos. E, mesmo quando a mulher para de tomar bomba, as manchas e cicatrizes das espinhas permanecem e é preciso um longo (e caro) tratamento à base de peeling e laser para tentar diminuir o estrago.

As estrias surgem como consequência do aumento muito rápido do tamanho do músculo. Mesmo se associarmos várias técnicas (microagulhamento, laser co2, peeling, subscisão) a melhora não será completa. E não para por aí: o exagero no uso dos anabolizantes pode causar aumento da pressão arterial, prejudicar o funcionamento dos rins e do fígado, inclusive podendo causar o aparecimento de tumores.

Na mídia temos exemplos de famosas que estão pagando com sua saúde o abuso dos hormônios milagrosos. Podem ainda surgir características masculinas no corpo da mulher como aumento de pelos no rosto e no tórax, engrossamento da voz (que não volta ao normal mesmo depois de suspender a droga), aumento do tamanho do clitóris, irregularidade e até interrupção das menstruações, diminuição do tamanho das mamas e aumento do apetite.

Você deve estar se perguntando:  “Então só existem efeitos ruins do uso de anabolizantes?”, e a resposta é não. Se a mulher tiver deficiência na produção de testosterona, o médico pode e deve repor o hormônio deficiente. Isso vai aliviar muito os sintomas causados pela baixa desse hormônio na mulher: cansaço, fraqueza muscular, diminuição do desejo sexual, da motivação e sintomas depressivos inespecíficos que não melhoram com o uso de antidepressivos. Nas portadoras do vírus HIV e nas que já desenvolveram AIDS, o uso dos hormônios anabolizantes também pode ser indicado para ajudar a recuperar o peso perdido, mas sempre em doses mínimas e com rígido controle. Há que se ter bom senso e sempre seguir orientação médica para que o sonho do corpo perfeito de hoje não se torne o pesadelo de amanhã.



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Colaboração

Dr. Ricardo César Batista da Silva
Médico endocrinologista
CRM-MG 28430
RQE 11667

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *