Não! A primeira coisa que de deve fazer é entregar o bebê para a mãe e colocá-lo em contato direto com a pele dela. Esse gesto simples pode prevenir muitas doenças de pele na infância.
.Quantas crianças você já viu cheias de alergias na pele, sofrendo com coceira, não conseguindo dormir e consequentemente não deixando os pais dormirem, acordando com o pijama sujo de sangue de tanto coçar as feridas da pele, que pegam tudo : molusco contagioso, verrugas, impetigo … e tem muita dificuldade em sarar?
Aquele momento de retirar o vernix caseoso ao nascer pode ser uma das causas.
E o que é esse vernix caseoso? É aquela substância branca e meio pastosa que recobre a pele do bebê ao nascimento. Funciona como um manto protetor para o bebê.
Mas isso não é sujeira? De forma alguma. O vernix caseoso é composto de :
– 10% de proteína
– 10% de lipídeos (gordura)
– 80% de água
Ele é naturalmente absorvido na pele e confere proteção contra infecções bacterianas.
O excesso pode ser retirado e aí o bebê vai para o colo da mãe, ter contato com a pele dela. Isso ajuda a formar o microbioma, que são os seres microscópicos que habitam nossa pele e trato digestivo. Quando a situação deles está desequilibrada, as alergias de pele e a defesa da pele ficam prejudicadas. Existem estudos científicos sérios a esse respeito.
Imaginem só : aguardar 12 a 16 horas para dar o primeiro banho, preservar o vernix caseoso e colocar o bebê em contato com a pele da mãe ao nascer pode prevenir tantas doenças.