Home » Dicas » Drug Delivery: o facilitador de tratamentos

Drug Delivery: o facilitador de tratamentos

Drug Delivery é uma técnica usada para aumentar a penetração de substâncias aplicadas na pele e entregá-las no local exato onde elas irão agir. É realizada em consultório médico e utiliza aparelhos que possam abrir canais na pele para levar os medicamentos até as camadas mais profundas, alcançando melhores resultados. Pode ser usado em várias doenças da pele e cabelos.

Camadas da pele
Estrutura da pele mostrando suas diferentes camadas.

Como falado no nosso artigo sobre a pele, ela é a primeira barreira de proteção que temos e, portanto, é responsável por blindar nosso organismo contra agressões do ambiente, quer sejam físicas, químicas, mecânicas ou biológicas. Ou seja, a função da pele é basicamente não “deixar entrar” substâncias estranhas a ela.

Para se ter uma idéia da capacidade de barreira da pele, apenas cerca de 0,03% de um produto aplicado consegue chegar nas camadas mais profundas.As microperfurações da técnica de Drug Delivery tem a função de vencer esta barreira natural, entregando os medicamentos mais profundamente e de forma concentrada. Ou seja, o tratamento terá um resultado melhor e mais rápido. Além disso, este procedimento estimula a produção de novas fibras de colágeno.

Aparelho de microagulhamento
Aparelho de microagulhamento

Em que locais pode ser realizado, e quais problemas podem ser tratados?

Pode ser realizado no rosto ou corpo e tem inúmeras indicações, como:

  • Rejuvenescimento
  • Redução de poros
  • Flacidez
  • Melasma
  • Estrias
  • Cicatrizes de acne
  • Queda de cabelos
  • Cicatrizes traumáticas ou cirúrgicas.

Todo dispositivo que provoque uma abertura na primeira camada da pele pode agir como um Drug Delivery, sendo que alguns são mais eficazes que outros pela profundidade de penetração, associação de tecnologias e outros fatores técnicos. São exemplos o Microagulhamento, lasers fracionados e radiofrequência fracionada associada ou não ao ultrassom.

Laser fracionado
O feixe de laser produz inúmeros canais na pele.

Após o uso desses aparelhos, vários ativos podem ser aplicados na pele, conforme a necessidade de cada paciente, sempre de forma estéril. São exemplos a Vitamina C e outros antioxidantes, DMAE, ácido hialurônico, clareadores, minoxidil, fatores de crescimento e outros.

O tratamento deve sempre ser realizado em ambulatório médico, com todos os cuidados de esterilização.



Dra. Gabriela Pfitzer SchaeferDra. Gabriela Pfitzer Schaefer
Médica Dermatologista
CRM-SC 12965 | RQE 10072

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *