Siringoma é uma lesão de pele que surge como pequenas bolinhas na região ao redor dos olhos, é mais comum em mulheres e o tratamento é cirúrgico, realizado por dermatologista.
O siringoma é um tumor benigno, originado do crescimento das glândulas de suor. Surge como pápulas ou pequenas bolinhas de 3 a 5mm, da cor da pele ou ligeiramente amareladas. Ocorrem com mais frequência em mulheres, aparecem principalmente na face e região ao redor dos olhos e podem ser únicas ou múltiplas.
Podem surgir de forma rápida e espalhada por todo rosto, pescoço, colo e até outras regiões como a área genital, sendo nesse caso chamado de siringoma eruptivo. Pode estar associado a coceira, porém na maioria das vezes é uma queixa estética sem sintomas.
Não há tratamento tópico eficaz para esse tipo de lesão, mas podem ser removidos por métodos cirúrgicos. Várias técnicas podem ser usadas, desde a cirurgia tradicional com corte por bisturi ou tesoura, até o uso mais moderno de lasers ablativos, como o laser de CO2.
A quantidade de lesões, a localização e o tipo de pele devem ser avaliados pelo dermatologista para escolher qual modalidade de tratamento será escolhida. O médico dermatologista é o profissional adequado para o tratamento desse tipo de lesão de pele.