A pele atópica é a pele seca e sensível, com tendência a crises de alergia, chamadas de Dermatite Atópica
A pele seca com tendência a crises recorrentes de coceira, vermelhidão, rachaduras e descamação, caracteriza a pele do atópico (pele atópica).
A pele seca é mais sensível e facilmente irritável por qualquer agressão. Isso se deve à alteração da barreira cutânea, uma camada de lipídios (gordura) que forma um manto protetor sobre toda a superfície da pele.
No paciente atópico há uma alteração na produção desses lipídios que torna a barreira irregular, aumentando a perda de água pela pele. No momento em que a pele atinge um nível crítico de desidratação, ocorrem fissuras e descamação, permitindo que fatores externos irritantes penetrem através da mesma, provocando inflamação e coceira.
Essa desidratação é mais frequente nas estações do ano em que há pouca umidade no ar ambiente, como no outono e inverno.
A atopia ou eczema atópico é uma doença de origem genética e os sintomas podem surgir a partir dos 4 meses de idade.
As pessoas com pele seca com tendência a atopia devem evitar os fatores desencadeantes e os agravantes do ressecamento:
- Banho: tomar apenas um banho por dia, com a temperatura da água mais amena, evitando buchas e com sabonete específico, orientado pelo dermatologista. O uso de sabonete deve se restringir às áreas com sudorese mais intensas e regiões íntimas;
- Roupas: alguns tecidos como lã e sintéticos são extremamente irritantes para as peles muito secas. Deve-se dar preferência ao uso de roupas de algodão, principalmente durante as crises;
- Esporte e lazer: evitar brincadeiras com areia e poeira excessivas. Piscinas com cloro e outros sais pioram o ressecamento da pele.
As emoções, assim como estresse, tem um papel significativo na frequência e na intensidades das crises.
Veja também: