O impetigo é uma infecção superficial da pele altamente contagiosa causada por bactérias
É uma infecção superficial de pele, causada pelo Estreptococo do grupo A e também pelo Estafilococo Aureus. Observada em crianças pequenas e nos países de clima quente, a enfermidade atinge, com maior frequência, aqueles grupos que vivem em condições de higiene precária. Estudos mostram que a pele íntegra é inicialmente colonizada pelas bactérias que são inoculadas,provocando doença após escoriações ou picadas de insetos.
1. As lesões
O impetigo inicia com bolinhas vermelhas que se enchem de água e/ou de pus e rompem, formando erosões recobertas por crostas espessas cor de mel. Inicialmente em pequeno número, aparecem mais na face, em volta do nariz, da boca e nas pernas; espalham-se, às vezes unindo-se, formando lesões maiores.
Quando causadas pelo Estafilococo, apresentam-se mais como bolhas (como se fossem queimaduras de cigarro) e rompem, deixando crostas mais finas e não amareladas como do Estreptococo.
Usualmente não há febre que, quando presente, pode sinalizar que a infecção se espalhou para os órgãos internos.
2. Diagnóstico
O diagnóstico é quase sempre clínico, porque o especialista tem familiaridade com a forma como a doença se apresenta. Para os casos duvidosos ou complicados, a coleta de material com cultura se faz necessária.
É preciso acompanhar o doente até a resolução da infecção porque existe o risco, nos casos de o agente ser Estreptococo, do comprometimento dos rins, o que é chamado de Glomerulonefrite Estreptocócica.
3. Tratamento
É feito com antibióticos cuja escolha está na dependência do agente infeccioso (se Estreptococo ou Estafilococo). Nos quadros leves, a opção é somente pelos antibióticos tópicos (de uso externo).
A higiene das mãos e da pele como um todo ea troca dos lençóis,das toalhas de banho e das roupas de corpo em uso são primordiais e podem modificar a resposta ao tratamento, facilitando a cura.
É indispensável, ainda, que os familiares que têm contato com o doente também reforcem os hábitos de higiene para impedir a disseminação.
Dra Marta minha mãe teve impetigo nao sabemos onde contraiu, foi tratada com antibioticos cefalexina 500mg
sarou mas o cabelo comecou a cair voltou no dermatologista ele deu una loção e comprimidos
passou essa locão e tomou os comprimidos quase um ano e nada resolveu
caiu os cabelos e nascia fraco
e caia voltou em outro dermatologista que disse que o impetigo fecha o bulbo capilar
ela esta inconformada o cabelo dela sempre foi lindo grosso
bastante e agora careca
nao sei o que fazer pra ajudar minha mãe
sera que a senhora pode me
orientar
por favor
nao sei mais o que fazer e ela só chora tadinha