A acne pode deixar cicatrizes incômodas pelo resto da vida, mas há tratamentos que podem promover grande melhora
Nosso rosto tem um grande valor para nossa auto estima. Nada como nos sentirmos bem quando tocamos nossa pele e sentimos uma textura suave, fina, quando não sentimos irregularidades, quando uma maquiagem leve já deixa a pele com ótimo aspecto, agradável à nossa visão e a dos outros.
Uma das causas mais frequentes de cicatrizes é a acne. Cicatrizes são o resultado final da recuperação da pele que sofreu uma agressão. Elas podem se formar harmoniosamente com a pele normal, sendo discretas e pouco perceptíveis, ou de forma mais desorganizada, com alterações de cor, textura e relevo. Podem ficar então grosseiras e bem destacadas da pele próxima, gerando desconforto com a aparência e levando à procura de tratamentos para deixá-las mais discretas. A acne, como manifestação comum de doença de pele, é a causa mais comum de cicatrizes inestéticas (principalmente em face). Existem várias opções de tratamento de cicatrizes, que usadas isoladamente ou em associação tem resultados satisfatórios.
A acne é uma doença de pele muito comum e tem grande variação de intensidade. Nas suas formas mais graves, costuma acometer mais de uma camada da pele, gerando cicatrizes incômodas do ponto de vista estético, que provocam uma grande procura aos consultórios dermatológicos. Há vários tipos de cicatrizes de acne, desde as cicatrizes que se destacam pela cor (esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas), até as cicatrizes que formam alterações do relevo da pele (marcas mais profundas, “furinhos”, elevações, nódulos, caroços ou mesmo cicatrizes deformantes, os queloides).
.
Existem vários tipos de tratamentos para cicatrizes de acne. Os peelings provocam uma agressão química controlada, que faz a pele se regenerar e ficar com textura mais delicada. Há peelings superficiais, médios e profundos, todos tendo indicação para tratamento de tipos de cicatrizes de acne. Os lasers podem ser usados para melhora tanto das alterações de relevo da pele quando de cor. O laser de CO2 fracionado faz agressões puntuadas à pele, provocando remodelamento profundo e melhora gradual das cicatrizes. A subcisão é a quebra de traves interna de colágeno grosseira, que repuxam para baixo algumas cicatrizes, fazendo-as parecerem furos e depressões. Assim, elas são liberadas para adquirirem o relevo normal da pele. A dermoabrasão é um lixamento com equipamento especial, de forma a destruir a irregularidade da pele, tornando-a mais plana.
Por terem várias formas, as cicatrizes de espinhas geralmente precisam de mais de um método e de longo tempo de tratamento para apresentarem melhora. O paciente deve estar sempre consciente do tempo de recuperação e do nível de melhora que cada método apresenta, e da necessidade de associações de técnicas. É importante esclarecer todas as dúvidas com o dermatologista, para ter um tratamento tranquilo, satisfatório, e não sofrer com expectativas irreais de melhora.
Pingback: Dermoabrasão - Dermatologia e Saude
Pingback: Preenchimento Cutâneo - Dermatologia e Saude
Pingback: 10 dicas para manter a pele jovem - Dermatologia e Saude
Pingback: Microagulhamento - Dermatologia e Saude
Pingback: Laser de CO2 fracionado - Dermatologia e Saude
Pingback: O que é Peeling ? - Dermatologia e Saude
Pingback: Resurfacing com laser - Dermatologia e Saude
Pingback: Dermoabrasão - Dermatologia e Saude
Gostaria de saber se há clinicas ou faculdades que fazem o tratamento de peeling para cicatrizes com um preço mais acessível?
Boa tarde, gostaria de saber se o senhor faz todos esses tipos de tratamentos e quais são os valores da sessão de laser, dermoabrasão e microagulhamento.