A ideia de que cabelos estão relacionados à preservação da saúde do couro cabeludo por sua ação fotoprotetora
Os cabelos sempre são motivo de cuidado pela maioria das pessoas, pela sua importância na estética, na fisionomia. Cabelos revoltos, de penteados discretamente displicentes dão movimento ao rosto, cabelos claros disfarçam a palidez, cabelos escuros aprofundam o olhar. Mas há uma propriedade muito interessante dos cabelos e que poucas pessoas se dão conta: eles promovem proteção solar. Isso mesmo, proteção solar. O cabelo é um protetor natural do couro cabeludo!
Em rostos femininos, é muito comum a pele da fronte (testa) estar sempre um pouco mais viçosa e rejuvenescida que o restante do rosto. A resposta está nos cabelos. Ou a mulher usa franja, ou já usou durante grandes períodos da vida, e a franja fez a proteção da pele da testa à luz solar. E com os homens, principalmente, não é muito diferente. Os cabelos protegem o topo da cabeça, evitando que a luz solar chegue até o couro cabeludo, que, por coincidência, é uma das peles mais claras do organismo, já que raramente se expõe ao sol. Com os modismos de raspar os cabelos, muitos homens notam que no início há queimadura solar, pela pele recém–descoberta e exposta ao sol.
Com a calvície (alopecia androgenética) presente em alguns indivíduos, os pelos normalmente grossos e maduros (terminais) vão cedendo lugar a pelos finos e claros, em miniatura (os chamados pelos velus, que sofreram a chamada miniaturização dos fios). Com isso, o couro cabeludo vai ficando descoberto, e, ao longo dos anos, evidenciando dano solar intenso que se traduz em surgimento de câncer de pele, tanto melanoma como não-melanomas (queratoses actínicas/carcinomas espinocelulares/carcinomas basocelulares).
O dermatologista realiza exame detalhado do couro cabeludo e pode complementá-lo com a Dermatoscopia/Tricoscopia com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar possíveis lesões malignas.
Dra. Bel Takemoto
Médica Dermatologista
CRM-SP 123.860 | RQE 35064
Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br
Dr. Marco Otávio Rocha Couto
Médico Dermatologista
CRM-DF 12.167 | RQE 6137
Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br