O ideal é começar os tratamentos anti-idade antes que as marcas do tempo se tornem evidentes na pele. A prevenção é a forma mais eficaz para envelhecer com uma aparência natural e sem exageros
Não existe uma idade cronológica específica para iniciar a realização de pequenos procedimentos dermatológicos, como por exemplo a aplicação de toxina botulínica ou preenchimentos. O ideal é começar esses tratamentos aos primeiros sinais de envelhecimento da pele, com o objetivo de prevenir, e não apenas para corrigir as alterações.
Primeiros sinais de envelhecimento facial
Linhas de expressão
São dobras ou rugas na pele que aparecem somente com o movimento da musculatura do rosto. Como por exemplo ao sorrir ou quando contraímos a testa. São mais comuns e precoces nas pessoas que fazem muitos movimentos faciais para se comunicar, independentemente da idade.
A aplicação da toxina botulínica é indicada para prevenir que as linhas de expressão se tornem marcas (rugas) fixas na pele.
Sulco nasogeniano (bigode chinês)
É um sulco que se estende desde a asa do nariz até a lateral dos lábios.
O início da formação do bigode chinês na maioria das vezes está relacionado com um afundamento do malar. Essa alteração, embora inicialmente discreta, faz com que a pele e o subcutâneo da região malar se desloque para baixo (queda da bochecha). Esse processo tanto aumenta a profundidade dos olhos, piorando o aspecto da olheira, quanto cria uma dobra de pele responsável pela formação do bigode chinês.
A aplicação de preenchimentos com ácido hialurônico ou de ácido polilático na região malar, corrige o afundamento da região e previne a queda da bochecha.
Queda da cauda da sobrancelha
Um dos fatores que contribui para a queda da cauda da sobrancelha é um afundamento da região temporal. Essa alteração contribui para a perda de sustentação da cauda da sobrancelha, além de modificar o formato do rosto, criando um aspecto mais alongado (face de amendoim).
A correção é feita com a aplicação de ácido hialurônico ou de ácido polilático.
Flacidez
Antes da flacidez se tornar evidente, com a formação de dobras e rugas na pele, ocorre a perda do tônus. O paciente sente que a pele está perdendo a sua firmeza e elasticidade, mas ainda não há uma queda evidente.
Ainda não existe um tratamento para que a pele com uma flacidez mais avançada se encolha de forma eficaz. Por isso, a melhor forma de se evitar ou adiar a necessidade de uma correção cirúrgica é iniciar o tratamento preventivo, logo que ocorra a diminuição do tônus da pele. Nessa fase, tratamentos para estimular a formação de colágeno novo, como radiofrequência ou a aplicação de ácido polilático, são indicados.
Dra. Patrícia Paturle
Médica Dermatologista
CRM-MG 34274 | RQE 23480
Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br