Sabe quando seu filho lhe pergunta:”Por que a mão da vovó/bisa é toda cheia de pintinhas?”, e você começa a observar e perceber que ela, sua mãe ou sua avó, não gosta do aspecto manchado, enrugado, envelhecido das mãos. A matriarca não usa mais anéis, não esmalta as unhas, e faz de tudo para não chamar a atenção para aquela parte do corpo. Então você se pergunta se não haveria algum tratamento que pudesse oferecer à sua mãe/avó, nessa fase da vida dela, para pelo menos melhorar este aspecto tão entristecido que as mãos adquirem, mas sem interferir nos problemas de saúde que ela já apresenta.
É importante levá-la ao dermatologista para que juntos os dois elaborarem um plano de tratamento individualizado, respeitando as atividades que realiza, as condições da saúde e o quanto ela ou você podem e querem gastar com isso. Veja quais são as técnicas recomendadas para estes casos:
- Peelings superficiais combinados , com ácido mais forte nas manchas e mais fracos no restante das mãos, têm uma boa aceitação. Na aplicação, há uma sensação de breves beliscadas durante a aplicação, mas que desaparece em poucos minutos. O pós procedimento é tranquilo e rápido: formam-se algumas casquinhas onde foi aplicado o ácido mais forte, que se soltam em até 10 dias. Além de clarear bem a pele, ao longo das semanas a textura da pele também vai melhorando. Para quem nunca fez nenhum tipo de tratamento estético, é uma boa técnica para dar o pontapé inicial no tratamento. Podem ser necessárias algumas sessões até que se alcance o resultado esperado, e algumas pessoas já se contentam com esse resultado e não querem fazer procedimentos mais profundos. Os retornos são marcados pelo dermatologista a cada três ou quatro meses para novas aplicações , já que novas manchas podem surgir, uma vez que o dano do sol é cumulativo.
- Criocirurgia associada ao peeling químico é uma técnica que requer a aplicação do nitrogênio líquido, quando as manchas são muito escuras. O procedimento é um pouco mais doloroso, forma uma casquinha arroxeada no local que dura de sete a quinze dias para sair. Também são recomendadas novas sessões ao longo do ano. Assim que as manchas se tornarem mais suaves, pode-se empregar os peelings combinados.
- Algumas manchas têm relevo, são ásperas. Neste caso elas não são manchas comuns, e sim queratoses, que são muito parecidas com as melanoses, mas por serem mais elevadas, é necessário desbastá-las por meio da radioeletrocirurgia. É um procedimento rápido e a cicatrização se dá entre sete e dez dias. Formam-se casquinhas bem finas, que quase não aparecem. Geralmente se utiliza uma pequena quantidade de anestesia local para conforto da paciente.
- Luz pulsada e laser Q-Switched já foram abordados no artigo “Como se livrar das manchas de idade das mãos?”, clique para saber mais! Geralmente, depois desta primeira etapa, tanto você quanto sua mãe/avó já vão estar bem satisfeitas. É possível melhorar mais? Sim, em uma segunda etapa, podemos nos dedicar mais à melhora das rugas e do afinamento da pele. Com os procedimentos anteriores já há uma melhora importante, mas o aspecto da pele muito fina, com as veias e tendões salientes, vai requerer cuidados diferenciados.
Pronto: agora é usar o filtro solar e um bom creme hidratante com ativos rejuvenescedores próprios para as mãos, prescrito pelo dermatologista, e voltar nas datas combinadas para manutenção e também para ficar sabendo das novidades que vão aparecendo quando o assunto é rejuvenescimento das mãos.