A frase consagrada “As mãos acusam a idade” é certíssima. Quantas vezes encontramos pessoas na rua ou artistas da TV com o rosto esticadíssimo e quando olhamos as mãos… As tais manchas são denominadas melanoses solares, e antigamente eram chamadas de manchas senis. O correto seria prevenir e não deixar que elas apareçam, mas, uma vez instaladas, o que podemos fazer para eliminá-las?
Felizmente existem várias opções de tratamento, para todos os bolsos. Se você quer saber o que são e como prevenir as melanoses solares, vamos abordar aqui as maneiras de nos livramos delas:
- Luz pulsada – tem a grande vantagem de destruir somente as melanoses de forma seletiva. A aplicação é feita na mão toda, como se o dorso das mãos fosse carimbado, sem deixar nenhum pedaço sem tratamento. A energia da luz pulsada não destrói a pele ao redor da mancha, mas provoca um estímulo para a produção de colágeno, o que é um bônus bem interessante. O número de sessões é muito variável, e depende muito da quantidade de manchas e da cor. Manchas de cor castanho muito claro são mais difíceis de serem eliminadas do que as mais escuras. A pele fica pouco marcada, o tratamento quase não dói e o custo é bem acessível. Nos primeiros dias as manchas podem ficar mais destacadas e até mais ásperas, mas a pele rapidamente se recupera e você pode prosseguir normalmente com suas atividades diárias.
- Laser Q-Switched – este é o famoso laser que remove as tatuagens. A energia fotoacústica deste equipamento consegue destruir tanto as manchas mais claras quanto as mais escuras, e também aquelas com relevo. O dermatologista ainda pode mudar a profundidade e fazer algumas passadas para estímulo do colágeno, melhora das rugas e da textura da pele das mãos. Quase não dói, e arde bem pouco na hora em que o laser atinge a mancha, mas passa rapidinho. Logo após a aplicação as manchas solares ficam bem vermelhas, mas você pode retomar suas atividades diárias normalmente. Depois o vermelho fica acastanhado e vai saindo , como se fosse esfarelando, de forma muito discreta.
- Peeling – o emprego dos ácidos para clarear e rejuvenescer a pele é antigo e bem conhecido. Pode ser usado como tratamento único ou associado às outras técnicas. O objetivo é o mesmo: clarear as manchas e melhorar a aparência da pele das mãos. Geralmente são necessárias algumas sessões para se obter o resultado desejado. Alguns peelings mais agressivos vão requerer alguns dias de repouso relativo das mãos. Quanto aos mais leves, mais rápido é o retorno às atividades.
- Criocirurgia – o nitrogênio líquido, em baixíssimas temperaturas, é aplicado nas manchas, que são destruídas. É um procedimento de custo acessível, mas os resultados são muito inferiores aos obtidos com luz pulsada e laser. Apresenta algumas desvantagens com relação às outras técnicas: é doloroso, pode formar bolha no local e trata somente a mancha, não age no rejuvenescimento das mãos. Pode ser associada aos peelings, para melhorar o aspecto geral da pele.
Como saber qual dos tratamentos escolher?
Em mãos treinadas, com conhecimento profundo de como agem os ácidos e os equipamentos, os resultados são maravilhosos. Não procure este tipo de tratamento comparando preços. Procure saber sobre a formação e experiência do profissional. A pele das mãos tem uma cicatrização diferente, muito mais difícil que a da pele do rosto e caso haja queimadura, a cicatriz pode ser permanente.