Dermatofibroma

dermatofibroma-dermatologia-e-saude-01-350x300O dermatofibroma é um tumor cutâneo benigno comum em adultos. É geralmente assintomático e não necessita de tratamento

O dermatofibroma é um tumor muito frequente em adultos. Geralmente é único e aparece principalmente nas pernas. Embora seja causa comum de preocupação por parte dos pacientes, é um tumor benigno.

A causa não é bem conhecida. Aparece depois de microtraumas ou picada de insetos, como uma reação da pele.

É uma pápula de cor rosa-amarronzada, também podendo ser azulada ou negra. Está firmemente aderida à pele. Tem crescimento lento e não atinge grande tamanho, chegando ao máximo a 1,5cm. Geralmente não traz sintomas, mas pode coçar ou ser dolorosa.

O diagnóstico é feito facilmente pelo dermatologista por avaliação clínica e por dermatoscopia. A compressão lateral da lesão leva a um afundamento característico, com uma “pastilha”.

dermatofibroma-dermatologia-e-saude-02-350x300Pode ser confundido com outros tumores benignos (nevos melanocíticos, leiomioma), cicatrizes (cicatriz hipertrófica, queloide), tumores malignos (melanoma, dermatofibrossarcoma).

É uma lesão que não precisa de tratamento por se tratar de condição benigna e geralmente pequena. Pode ser removida cirurgicamente se for dolorosa ou inestética.

Dra. Erica Fialho PieroteDra. Erica Fialho Pierote
CRM-MG 39638 | RQE 16114