Home » Estética » Cremes para remoção de tatuagens funcionam?

Cremes para remoção de tatuagens funcionam?

Cremes para remoção de tatuagens são comercializados há mais de uma década e nenhum deles mostrou bons resultados e segurança

Recentemente foi divulgado na mídia um creme canadense para remoção de tatuagens. O medicamento ainda está em estudo, e promete ser a remoção completa para qualquer tipo de tatuagem.

Muitas alternativas são propostas para retirada de tatuagens indesejadas. Alguns cremes são anunciados como milagrosos, porém o laser Q- switched ainda é a melhor opção.
Não gostou de sua tatuagem e quer retirá-la? Descubra aqui se os cremes para retirada de tatuagem funcionam.

Muitos cremes já foram desenvolvidos prometendo fazer isto e nenhum deles até o momento mostrou eficácia e segurança. Os cremes podem ser divididos em 3 tipos:

1- Cremes a base de clareadores naturais

Alguns são seguros e podem até clarear a pele ao redor, porém não conseguem remover os pigmentos da tatuagem, (que ficam nas camadas mais profundas da pele).

2- Cremes a base de ácidos, como o ácido tricloroacético

Destroem toda pele, removendo a tatuagem e as células ao redor, porém deixam uma cicatriz inaceitável (indesejável) no local. De que adianta trocar uma tatuagem por um queloide?

3- Cremes que ativam e recrutam o sistema imunológico

O creme canadense e outros mais antigos atuam dessa forma (isso mesmo, o tal creme canadense não é novidade). Eles atraem células de defesa do sistema imunológico (macrófagos, por exemplo) para o local da tatuagem. A ideia do tratamento é fazer com que esses macrófagos carreguem os pigmentos de tinta da pele para o sistema linfático, limpando a pele no local.

A ideia parece ótima né? Mas há um porém… As partículas de tinta são muito grandes e precisam ser quebradas antes de serem “engolidas” pelos macrófagos!

Como até hoje nenhum creme lançado foi capaz de fazer a quebra desses pigmentos, nenhuma dessas alternativas funciona bem. A única tecnologia que consegue quebrar as partículas de tinta com segurança é o laser do tipo ND yag Q-switched , que continua sendo a melhor opção para remoção de tatuagens.

Veja também:

Alergia a tatuagem

Remoção de tatuagem a laser

Métodos alternativos ao laser para remoção de tatuagens



Dr. Marcelo BrolloDr. Marcelo Brollo
Médico Dermatologista
CRM-RJ 5280769-9 | CRM-DF 17867 DF

Outros artigos deste colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *