Como tratar unha encravada inflamada?

Unha encravada

Quando o canto da unha entra na pele do dedo começa uma inflamação, então o paciente sente dor e dificuldade de calçar o sapato. Depois vem o inchaço, vermelhidão e drenagem de pus. É mais frequente nas unhas dos dedões dos pés, mas podem ocorrer em qualquer dedo.

Unha encravada

Na fase inicial, pode ser tratada por massagens e pomadas. O corte correto da unha também pode ajudar. É importante não tentar desencravar a unha sozinho, pois, ao cutucar, pode agravar o quadro, levando a uma infecção propriamente dita.

Se a unha encravada está inflamada, nunca tente tratar sozinho. Nesse caso, o podólogo não pode ajudar. Deve ser iniciado tratamento médico com antibióticos e procedimentos de alívio o quanto antes para ter melhora mais rápida e definitiva.

Nos casos em que o tratamento inicial não resolveu ou quando a unha inflama novamente, a cirurgia pode ser necessária. Existem várias técnicas para correção da unha encravada. A melhor opção vai depender da gravidade do quadro, se já foram realizadas outras cirurgias e das particularidades de cada paciente.

Essas cirurgias são realizadas por médicos dermatologistas, sob anestesia local. O paciente faz a cirurgia e vai para casa logo depois. O pós-operatório costuma ser doloroso e é necessário repouso do pé afetado por alguns dias. O resultado estético final geralmente é muito bom.

Procure sempre um dermatologista da SBD para orientar no melhor tratamento para seu caso. Saiba mais sobre as causas e prevenção da unha encravada no artigo 5 dicas definitivas para evitar unha encravada.

Dra. Erica Fialho PieroteDra. Erica Fialho Pierote
CRM-MG 39638 | RQE 16114