Como tratar a sarna?

Sarna

Tratar a sarna dá trabalho, mas se o tratamento não for feito da forma correta, vai dar mais trabalho ainda porque terá de ser refeito! Vamos aprender a matar os ácaros das roupas?

Sarna

  • As roupas, lençóis, cobertores e edredons de todos os moradores da casa devem ser tratados. Caso contrário, ao reutilizá-los, você se recontaminará e ainda pode passar para as outras pessoas.
  • No passado, era comum orientar as donas de casa a ferverem as roupas, mas hoje em dia essa medida se tornou impraticável. O mais prático é trocar as roupas e lençóis todos os dias, durante o tratamento, e depois passá-las a ferro.
  • Uma dica muito boa é colocar uma tampinha do remédio que o médico passou para usar no corpo na máquina de lavar roupas. Assim, conseguimos matar o ácaro sem estragar os tecidos!
  • Quando não é possível lavar os cobertores e edredons, eles podem ser colocados em sacos de lixo bem fechados e lá deixados por uma semana.

E a pele? Como tratar?

O tratamento não é o mesmo para todos. Crianças de até seis anos e grávidas não podem usar o mesmo remédio que os adultos. Os tratamentos para sarna, se não forem aplicados adequadamente, podem ser muito irritantes para a sua pele, piorando a coceira.

Não compre sabonete para sarna, ele não é eficaz no tratamento e também pode irritar sua pele! Todos os moradores da casa devem ser tratados ao mesmo tempo, senão a pessoa tratada inicialmente pode pegar a doença de novo. O médico saberá indicar a medicação correta, que pode ser uma loção à base de permetrina ou um comprimido à base de ivermectina. É muito importante repetir o tratamento depois de uma semana, que é o tempo que o ovo demora a chegar à fase adulta.



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *