Sabe aquelas ruguinhas acima do lábio superior que antes só apareciam quando você fazia biquinho, e que agora não desaparecem de jeito nenhum? Aquelas que deixam o seu batom vermelho todo borrado? São os famosos “códigos de barras ” ou rugas periorais. Estas rugas se formam por movimentação repetida dos músculos da boca: fazer biquinho para passar batom, chupar com canudinho, assoviar, tocar instrumentos de sopro… ou seja, viver!
Alguns hábitos, como o fumo, causam rugas mais profundas e precoces nesta área e devem sim ser abolidos. O sol em excesso, por degradar o colágeno e deixar a pele mais frágil, também é um fator causador. Impedir sua formação é muito difícil e, com o passar dos anos, todos terão suas ruguinhas neste local. Alguns menos, outros mais.
Não quero ter “código de barras”, o que devo fazer?
- Não fumar e não se expor em demasiado ao sol
- Utilizar filtro solar diariamente
- O tratamento preventivo com toxina botulínica reduz a contração dos músculos da boca
- Skinboosters: tipo de ácido hialurônico indicado não para preencher, mais sim para aumentar o conteúdo de colágeno da pele, dando um “reforço” local. Indicado para prevenção ou linhas finas
- Preeenchimento com ácido hialurônico para as rugas que já estão presentes em repouso
- Laser de CO2 fracionado para as rugas que já estão presentes em repouso.
Geralmente se combinam tratamentos para obtermos melhores resultados. Com os cuidados certos, na hora certa, “código de barras” jamais! Consulte o seu dermatologista antes de se submeter à qualquer tratamento estético. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.