Home » Minha Pele » Ceratose Seborreica

Ceratose Seborreica

Ceratose Seborreica

O que você pensa quando escuta do seu dermatologista : essa lesão é uma CERATOSE (ou QUERATOSE) SEBORREICA ?

.
O nome assusta e o aspecto também, mas a lesão é totalmente inofensiva. Muitas vezes é confundida com um câncer de pele por pacientes e até mesmo por médicos de outras especialidades.

Existem várias formas de ceratose seborreica :

– A mais comum é uma tumoração verrucosa arredondada ou ovalada, com tamanho variável, coloração entre várias tonalidades de marrom amarelado a escuro e até mesmo preto. Acometem qualquer parte do corpo e são mais comuns na face e no tronco. Podem ser únicas ou múltiplas e, dependendo da área acometida e tamanho, podem ser traumatizadas pela unha ou através do contato com as roupas. Essa é a forma que mais assusta o paciente, que geralmente procura avaliação dermatológica com a intenção de retirá-la.

zceratose3

(ceratose seborreica variante verrucosa)

.
– Outra forma é a chamada dermatose papulosa nigra. Neste caso as lesões iniciais são bem pequenas, do tamanho de uma cabeça de alfinete, e até podem ser confundidas pelos pacientes com sardas ou manchas. Ocorrem em grande quantidade e vão aparecendo nas têmporas, regiões malares (bochechas) , pescoço e colo. Com seu crescimento, tornam -se pedunculadas e são então chamadas pelos pacientes de ” carrapatos”, “penduricalhos”, “brincos”, “verrugas”.

zceratose

(ceratose seborreica variante dermatose papulosa nigra)

– Uma terceira forma, chamada de ceratose seborreica plana, gera muita confusão. Esta forma prefere dorso de mãos, antebraços, pernas e no início pode ser facilmente confundida com manchas de sol ou “de idade”, pois são lesões muito finas, como se fossem “adesivos” colados sobre a pele. É muito importante diferenciá-las de manchas verdadeiras, pois o tratamento que tira as manchas não remove as ceratoses seborreicas planas.

zceratose4

(ceratoses seborreicas planas, lembrando manchas)

O diagnóstico é clínico na grande maioria dos casos, não sendo necessários exames.

O tratamento é feito a partir da remoção delicada das lesões, sem necessidade de margens ou aprofundamento na sua retirada. Lembre -se : apesar do aspecto feio, são lesões completamente benignas. Várias técnicas podem ser empregadas, a depender da forma clínica e fatores individuais do paciente, como cor da pele.

ATENÇÂO : NÃO TENTE REMOVER NENHUMA LESÃO DE PELE EM CASA. O que para você parece ser uma ” simples verruga” pode ter vários diagnósticos diferentes como um nevo (pinta), uma verruga viral , uma ceratose seborreica ou mesmo um melanoma, forma mais agressiva de câncer de pele.

Procure sempre o seu dermatologista de confiança. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.

 



Dra. Valeria Crispim Baiocchi CappiDra. Valeria Crispim Baiocchi Cappi
Médica Dermatologista
CRM-GO 8244 | RQE 4538

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *