Home » Dicas » Células-tronco na calvície: mito ou realidade?

Células-tronco na calvície: mito ou realidade?

Entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro de 2016, a Dra. Dirlene Roth, colunista do D&S, esteve no Congresso Mundial da Restauração Capilar promovido pela ISHRS (Sociedade Internacional de Cirurgia da Restauração Capilar), onde vários temas importantes sobre cabelos foram abordados por grandes especialistas da cirurgia capilar do mundo todo.

Celulas tronco laboratorio calvicie

O assunto sobre células-tronco foi abordado em diversos fóruns, e as perspectivas são animadoras. Como recuperar essas células é um assunto que vem sendo muito estudado, e está a cada dia mais mais próximo de sair do campo da ficção para se tornar uma realidade.

As células-tronco são extraídas de um fio saudável, que é retirado do próprio couro cabeludo do paciente, e colocadas em um meio nutritivo. Isto permite que elas se multipliquem em laboratório para que sejam injetadas no cabeludo do próprio paciente, estimulando e rejuvenescendo os folículos e induzindo assim o crescimento dos fios.

Recentemente a publicação Veja.com, no blog Letra de Médico, publicou um ótimo artigo do médico dermatologista Dr. Adilson Costa, onde, entre outras coisas, cita: “As células-tronco são as responsáveis pela produção do fio. Diferentemente daquelas presentes no resto do corpo, elas regeneram-se por ciclos de crescimento e calmaria, respectivamente, fazendo o cabelo crescer e cair. Aparentemente, essas células-tronco vão encolhendo com o passar dos anos, deixando os fios envelhecidos e finos, até que desaparecem de vez.”

Para que a terapia seja amplamente uitlizada ainda são necessários mais ensaios clínicos, mas os resultados iniciais têm sido promissores. Estamos muito otimistas de que essa técnica será segura e acessível ao ser humano em um futuro próximo. Ainda não podemos afirmar categoricamente que será a cura para essa condição, mas certamente será um divisor de águas no combate à calvície.



Dra. Dirlene RothDra. Dirlene Roth
Médica Dermatologista

CRM 82712 | RQE 37438

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *