Caspa : tudo o que você sempre quis saber sobre a caspa e seborreia

caspads

Caspa ou dermatite seborreica é uma inflamação na pele que fica avermelhada, com descamação, oleosidade e coceira.

.

1 – Eu tomo banho e lavo o cabelo todos os dias, então porque tenho caspa ?

A dermatite seborreica ou caspa não é sinal de sujeira, embora quanto menos lavar o couro cabeludo, mais oleoso ele vai ficar e isso piora o quadro, ficando mais vermelho e com mais descamação.

2 – Quais os sintomas da caspa ?
Na verdade, muitas vezes, a pessoa pode até não sentir nada, ocorrendo apenas a descamação e o eritema. Os sintomas mais comuns são : vermelhidão, oleosidade, placas ásperas e grossas, inflamação, coceira e crostas no local acometido. Alguns pacientes tem coceira leve e outros muito intensa e alguns chegam a se queixar de queimação no couro cabeludo.

3 – A caspa é a mesma coisa da dermatite seborreica ?
Na verdade sim, porém muitas vezes esse termo é também usado para quadros mais leves de dermatite seborreica do couro cabeludo.

4 – Pega-se caspa se usar escova de cabelos de outra pessoa?
Você não pegou a caspa, caspa não é contagiosa, a gente não “pega” e nem “passa” a caspa, ela pode ter uma tendência genética, isto é, por algum familiar apresentar esta dermatite, podemos “herdar” esta doença.

caspacrosta

5 – Se o quadro não é contagioso e não se pega caspa por fungo, por quê meu dermatologista passou um shampoo para tratar fungo ?
Porque a dermatite seborreica tem um fungo que normalmente habita a pele, chamado de Malassezia, provocando inflamação e irritação. Este shampoo tanto diminuiu os fungos na pele, como tem propriedade de diminuir a inflamação.

6 – É verdade que tenho caspa porque sou estressado ?
Não, a causa não é o estresse, mas o estresse a tensão emocional tendem a agravar a doença.

7 – Eu tenho caspa, este pode ser sinal de alguma outra doença interna ?
Em geral não, mas quadros muito intensos ou de difícil resposta ao tratamento podem estar relacionados a algumas doenças como que diminuem a imunidade do corpo.

8 – Alisar o cabelo pode piorar a descamação ?
O alisamento em si não, mas a diminuição das lavagens e o uso de cremes no couro cabeludo aumentam a oleosidade e podem piorar a descamação.

9 – Quanto tempo demora para melhorar ?
Após o inicio do tratamento, em geral, demora de duas a 4 semanas para os sintomas desaparecerem.

10 – Com o tratamento vou melhorar para sempre ?
Não, o tratamento controla a doença, mas a caspa não tem cura. Se você parar o tratamento, provavelmente o quadro voltará da mesma forma.

11 – Além da descamação do couro cabeludo, agora apresento um vermelhão e descamação no meu rosto, isso é a mesma coisa ?
Sim, esse quadro faz parte do mesmo quadro. A dermatite seborreica costuma ocorrer nos locais onde há a maior produção de óleo no corpo como : testa, sobrancelhas, cílios, atrás da orelha, na região da barba e do lado do nariz.

12 – Por que muitas vezes melhoro do quadro e depois pioro novamente ?
A doença é assim mesmo, crônica, com períodos de melhora e piora. Muitas vezes este quadro de piora está relacionado com períodos de estresse ou associação com alguma doença.

13 –  Quais os cuidados que devo ter para tratar minha caspa do cabelo ?

– Mantenha uma boa higiene da face, lavando o rosto duas vezes ao dia. Mas evite lavar o rosto muitas vezes pois pode ressecar a pele e piorar a inflamação;
– Retire a maquiagem antes de dormir, não use maquiagens com a data de validade vencida;
– Lave os cabelos diariamente, ou, pelo menos, em dias alternados;
– Não aplique creme ou condicionadores no couro cabeludo, apenas nas pontas dos cabelos;
– Não coce e não arranque as cascas;
– Evite banhos e lavagem do couro cabeludo com água muito quente;
– Evite locais com mudanças bruscas de temperatura;
– Diminua o uso e a temperatura de secadores e chapinhas;
– Evite dormir com os cabelos molhados;
– Use produtos específicos para seu tipo de cabelo;
– Use shampoo anticaspa;
– Evite estresse.

Outras doenças de pele , como a psoríase, por exemplo, podem provocar sintomas muito parecidos, portanto, não deixe de consultar um dermatologista para o diagnóstico e tratamento corretos.

Dra-Mirela-BorgesDra. Mirela Borges
CRM-AL 4078 | RQE 1316