Cancro mole

Cancro mole é uma doença sexualmente transmissível cuja manifestação são úlceras na região genital

Trata-se de doença causada pela bactéria Haemophilus ducreyi, transmitida através da relação sexual (vaginal, anal ou oral). O tempo entre o contato sexual suspeito até que a doença apareça varia de três a treze dias.

O início caracteriza-se por dor de cabeça, febre, fraqueza e, alguns dias depois, aparecem úlceras rasas com fundo purulento e de consistência amolecida, as quais vão se espalhando e se aprofundando.

Ocorre, ao mesmo tempo, aumento dos gânglios (ínguas) na virilha, usualmente de um lado apenas, um processo muito doloroso que pode causar rupturas, expelindo sangue e pus.

No homem, as úlceras aparecem no pênis e, nas mulheres, são vistas nas regiões genitais externas como grandes lábios, vulva, clitóris e colo do útero.

Úlceras no pênis

Quando o colo do útero e canais vaginal e anal são acometidos,as ulcerações nesses locais causam dor por ocasião do coito e ao evacuar, já que não estão visíveis.

O diagnóstico se dá por meio de exame clínico e coleta de material das úlceras, ou das ínguas quando ulceradas, para pesquisa da bactéria. Há casos de cancro misto, quando ambas as doenças (sífilis+cancro mole) são transmitidas pelo(a) parceiro(a)infectado(a), em uma mesma relação sexual. Quando essa suspeita clínica existe, são solicitados exames de sangue, além de coleta para a pesquisa da bactéria. Se a doença não for tratada, o risco de transmissão continua.

O tratamento consiste em prescrição de antibiótico para o doente e para o(a) parceiro(a); a higiene e a limpeza são fundamentais.

A prevenção requer uso indispensável da camisinha!

Dra-Marta-Izabel-Cerutti-AlbeDra. Marta Izabel Cerutti
CRM-RS 14708| RQE 12477