Anabolizantes: o que são e para que servem

Anabolizantes: o que são e para que servem

O uso excessivo de anabolizantes sem acompanhamento médico é muito perigoso e pode causar danos à pele e à saúde. Se você entrou agora na academia e tem escutado as pessoas falando que tomam bomba para ganhar massa muscular mais rápido, saiba que é essencial se informar antes de iniciar o uso de qualquer substância.

Anabolizantes: o que são e para que servem
Anabolizantes são hormônios masculinos injetáveis.

O Dermatologia & Saúde preparou uma série sobre o assunto, clique nos links para saber mais:

Efeitos do abuso de anabolizantes por mulheres
Efeitos do uso de anabolizantes nos homens
Efeitos do uso de anabolizantes nos adolescentes
Efeitos colaterais do uso indiscriminado de anabolizantes

Os anabolizantes são hormônios masculinos (esteroides androgênicos anabólicos) derivados principalmente da testosterona, que é um hormônio que existe normalmente no corpo. Os seus efeitos começam a aparecer bem durante a adolescência. São eles:

  • crescimento dos ossos
  • crescimento dos músculos
  • engrossamento da voz
  • aumento de pelos.

Essas são as chamadas características sexuais secundárias, que são fisiológicas, isto é, normais e necessárias para o desenvolvimento.

Os anabolizantes podem ser usados por pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade; para ajudar na cura de lesões decorrentes do esporte ; por questões estéticas; em portadores do vírus HIV, para recuperar o peso corporal; quando há diminuição comprovada por exame de sangue da produção de testosterona no homem.

Se bem indicado com real necessidade e sob rígida orientação médica, temos benefícios no uso do anabolizante. Porém, o que vem ocorrendo é o consumo excessivo e indiscriminado, que pode provocar vários efeitos colaterais. Comprar anabolizantes por conta própria, sem receita médica, e em locais e sites que não são confiáveis é muito arriscado. Não se sabe se realmente o produto contém a dose anunciada no rótulo e, o que é pior, podem conter outras substâncias. Como não se conhece a procedência, ainda se corre o risco de que os frascos não sejam esterilizados.

Compartilhar agulhas para injeção do anabolizante facilita a transmissão do vírus da hepatite B e da AIDS. Cuide-se bem, alimente-se bem ,pratique esportes mas não deixe que modismos ou a busca por resultados rápidos prejudiquem a sua saúde.



Dra. Maria Teresa Pereira SoaresDra. Maria Teresa Pereira Soares
Médica Dermatologista
CRM-MG 35902 | RQE 11669

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *