Amiloidose macular

Para entendermos o que é a amiloidose macular, precisamos entender o que é amiloidose cutânea.

.
O que é amiloidose cutânea?

Amiloidose cutânea é a deposição na pele de uma proteína chamada amilóide. Esta proteína é derivada da queratina (proteína da pele) ou de imunoglobulinas (anticorpos).

Quando o amilóide se deposita na pele, forma uma mancha escura (amiloidose macular), uma placa cheia de pequenas elevações (líquen amiloidótico) ou um “caroço” (amiloidose nodular).

O amilóide pode ser identificado na pele a partir de uma biópsia. Não se sabe ainda porque esta substância se deposita na pele e não há ainda uma forma de removê-la por completo.

Amiloidose macular

Mancha marrom escura com superfície ondulada, causada pela deposição da substância amilóide.

As manchas ocorrem principalmente na parte inferior das pernas e entre as escápulas no dorso superior. Coceira intensa é um sintoma comum.

zamoli2

amiloidose macular – mancha marrom escura  de aparência ondulada entre as escápulas

Tratamento da Amiloidose Macular

Como não é possível remover completamente a substância amilóide da pele, o tratamento se baseia em controlar o prurido e tentar melhorar o aspecto estético das lesões. O ponto mais importante é interromper a coçadura da área, para que a condição não piore.

Várias tentativas de tratamento podem ser feitas, com medicamentos tópicos e mesmo alguns tipos de laser para o clareamento das manchas. Infelizmente, não existe um tratamento que seja totalmente eficaz para todos os indivíduos.
Existem outras doenças que se parecem bastante com a amiloidose cutânea.

Procure o seu dermatologista de confiança. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.

1 comentário em “Amiloidose macular”

  1. Antônio Rodrigues Fonseca

    Tenho uma ferida no calcanhar lado de dentro que coça muito e te várias pelotinhas parecendo verrugas. .E esta aumentando de tamanho tem aproximadamente 2 cm de diâmetro

Comentários encerrados.