Alergia ao cogumelo Shiitake ou Dermatite Flagelada

Shitake

A dermatite flagelada ou alergia ao cogumelo shiitake aparece nas pessoas que tem o hábito de comê-lo cru ou mal cozido, e também naquelas que trabalham com o cultivo ou de alguma forma manipulam esse cogumelo, que é a segunda espécie mais consumida do mundo.

Shitake

Na pele, aparecem manchas vermelhas levemente elevadas que causam muita coceira. Essas lesões tendem a agrupar-se formando desenhos lineares que se parecem com marcas de chicotadas.

Costumam aparecer um ou dois dias após o contato localizando-se nas costas, barriga e braços. A causa é reação alérgica a uma substância que ele possui chamada lentinano, que em países como o Japão* é conhecido por ter propriedades contra a pressão alta, contra o aumento de gordura no sangue e como auxiliar em alguns tipos de câncer.

Não existem exames específicos para essa alergia. O diagnóstico é feito pelo exame clínico e pela hstória do paciente. O tratamento é com antialérgico para tomar, e cremes com corticoide para uso externo. Como o lentinano é sensível ao calor, a recomendação é de que, ao consumir esse cogumelo, deve-se cozinhá-lo adequadamente, evitando-se assim a alergia.

* Por essa razão é mais comum no Japão e na China, mas o aumento do consumo tem aparecido no Brasil.



1 comentário em “Alergia ao cogumelo Shiitake ou Dermatite Flagelada”

  1. Waldecy Alves Feitosa de Oliveira Barbosa

    Comprei o cogumelo shitake desidratado comi uma pequena fatia crua e depois hidratei um pouco e fiz refogado, depois de uns dois dias começaram a aparecer manchas no meu corpo que parecem unhada e chicotadas já fui medicada mais não melhorei nada e continuam aparecendo poe todo o corpo. Não sei mais o que fazer. Estou ficando rouca,será ainda perigoso?

Comentários encerrados.