Home » Minha Pele » A pele negra precisa de filtro solar?

A pele negra precisa de filtro solar?

Apesar da pele morena e negra terem muito mais melanina, e, portanto, uma maior proteção natural aos danos do sol, é fundamental o uso do filtro solar. Estima-se que a pele negra tenha um bloqueio natural equivalente ao FPS13, mas uma proteção maior é necessária para evitar queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e o tão temido câncer de pele.

Filtro solar Pele negra

Os dermatologistas recomendam o uso de um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 20 para esse tipo de pele. Em casos de intensa exposição solar, ou tendência à formação de manchas, um filtro com FPS maior pode ser necessário. Alguns filtros contêm alta concentração de dióxido de titânio na fórmula, que apesar de ser excelente para a proteção solar, deixa o fundo muito esbranquiçado e dá à pele negra uma coloração acinzentada.

Assim, para evitar esse aspecto indesejável, consulte seu dermatologista para que indique opções de filtro que não contenham, ou contenham mínima quantidade desta substância. A pele negra costuma ser mais oleosa e, portanto, a escolha da textura do filtro é importante para que não fique com aspecto pegajoso ou muito brilhante. Há opções em gel ou gel creme, com toque seco, oil free ou até com ativos seborreguladores para reduzir o brilho.

A pele negra, portanto, precisa sim de filtro solar, como todas as outras peles. Por ter características únicas, é necessário escolher filtros que proporcionem não só boa proteção solar aos raios ultravioleta, mas que se adaptem bem à pele negra sem deixar o aspecto “fantasma”, com textura leve e toque seco. Há opções com cor de base, que também devem ser cuidadosamente escolhidas para uma boa adaptação à cor da pele.



Dra. Thaís FerrazDra. Thaís Ferraz
Médica Dermatologista
CRM-SP 126039 | RQE 32754

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *